Avanços da desburocratização e impacto no desenvolvimento regional serão apresentados na Alerj

Sensibilizar os municípios fluminenses para a necessidade de reduzir a burocracia e promover o desenvolvimento local é o objetivo do evento que o Fórum de Desenvolvimento do Rio realiza no dia 6 de junho, às 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O seminário “Simplificar para crescer: como a desburocratização impulsiona novos negócios” vai reunir as autoridades federal, estadual e os municípios do estado que estão de destacando na agilização do tempo de abertura de empresas para trocar experiências e mostrar os caminhos e instituições de apoio que podem colaborar com esta agenda. "O Fórum tem debatido este tema e o evento vai ajudar a mostrar que há um caminho a ser seguido. Vai ser um espaço de troca de experiências e construção de uma rede de apoio para que as cidades possam avançar", explicou o presidente em exercício da ALERJ e do Fórum, deputado André Ceciliano.

O evento terá dois painéis “Ações públicas de integração de registro empresarial e o impacto econômico” e “Como a informatização dos processos mudou o ambiente de registro empresarial e a realidade dos municípios integrados”, em que serão apresentados exemplos de boas práticas no estado, além do debate sobre os desafios da desburocratização e recomendações para solucionar os principais gargalos enfrentados. A integração entre os governos federal, estadual e municipais também é considerado um fator decisivo para o avanço do processo de desburocratização.

Hoje, 41 dos 92 municípios no estado possuem o alvará eletrônico integrado à Junta Comercial e 12 ainda estão completamente de fora do sistema. Dentre os municípios que falarão sobre os seus casos de sucesso nos processos de simplificação e servem como modelo para outros locais estão Macuco, Petrópolis, Nova Friburgo e Volta Redonda.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para confirmar presença basta encaminhar um e-mail contendo nome completo e cargo para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviço:

“Simplificar para crescer: como a desburocratização impulsiona novos negócios”

Dia: 6 de junho

Horário: 9h30 às 13h

Local: Endereço: Palácio Tiradentes – Plenário - Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro

Programação:

10h – Abertura

- André Ceciliano, deputado (PT) e presidente em exercício da Alerj.

- Paulo Renato Marques, subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico.

- Luiz Velloso, presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja).

- Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae-RJ.

- Conrado Fernandes, diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

 10h30 às 11h30 - 1º Painel: “Ações públicas de integração de registro empresarial e o impacto econômico”

 - Luiz Carlos Ananias, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

- Eliane Cardozo, superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (Suvisa).

- Sergio Mendes, subsecretário-adjunto de Planejamento da Secretaria Estadual do Ambiente (Inea).

- Raphael Lacerda, auditor fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento (Sefaz).

 11h30 às 12h30 - 2º Painel: “Como a informatização dos processos mudou o ambiente de registro empresarial e a realidade dos municípios integrados”

- Andréia Crocamo, gerente da área de Políticas Públicas do Sebrae-RJ.

- Walter Thuller, subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Nova Friburgo.

- Bruno Boaretto, prefeito de Macuco.

- Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Petrópolis.

- Samuca Silva, prefeito de Volta Redonda.

 12h30 às 13h – Perguntas, respostas e encerramento.