Rio em Foco aborda impacto da indústria da beleza na economia fluminense

A indústria da beleza faz parte do dia a dia de todos nós. Mas, quando o assunto é vaidade, os brasileiros só perdem para os americanos, chineses e japoneses. O Brasil é o quarto país que mais consome esse tipo de produto no mundo. No Rio em Foco desta segunda-feira (4/06), a indústria de cosméticos e sua capacidade de inovação e desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro estarão na pauta. Para ajudar a entender este universo, o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Cosméticos e de Higiene Pessoal do Estado do Rio de Janeiro (Sipaterj), Celso Dantas, e a farmacêutica e diretora-presidente da Dermatus Cosmética, Eliane Brenner, são os entrevistados do programa, que vai ao ar a partir das 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

“O Rio de Janeiro tem uma vocação não só para o consumo, mas também para a instalação de indústrias. O estado é o terceiro com mais empresas registradas de todo o país”, explicou Celso Dantas. Ele explicou que o mercado enfrentou bem a crise, mas para continuar a crescer precisa que o poder público olhe para o potencial de geração de renda e empregos desse setor.

Eliane Brenner defende que não é mais possível associar o mercado de beleza aos bens supérfluos. “Vemos muitos depoimentos de mulheres dizendo que após uma maquiagem se sentem mais seguras. Mas isso não acontece só com as mulheres, hoje o público jovem masculino já começa a ter um acesso à informação e passa a entender que esse assunto não é supérfluo ”, apontou.

O Rio de Janeiro é o segundo estado que mais consome produtos de beleza e o terceiro com maior em número de empresas de cosméticos registradas do país. Existem, ao todo, 225 empresas no Rio, contando desde as micro até multinacionais. Entre as mais relevantes do setor estão a P&G e a L’Oreal, que investiu em um centro de pesquisa e inovação. Empresas nacionais como a Lola Cosmetics, Beleza Natural e a tradicional Granado também escolheram o Rio para suas bases industriais.

A indústria da beleza do Rio é responsável por 20% do faturamento das empresas no Brasil, além de empregar mais de 500 mil pessoas. Mesmo por com esses índices positivos, as indústrias de cosméticos sofrem com a alta taxa de tributos. Segundo o presidente da Sipaterj, o Rio é o estado que mais tributa produtos de beleza no Brasil.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (9/06), às 17h, e no domingo (10/06), às 20h. E, a partir de terça-feira (5/06), pode ser assistido no canal do Youtube do Fórum de Desenvolvimento ou no site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br