Desafios do poder público no cumprimento da Agenda 2030 serão debatidos na Alerj

Debater como incorporar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) à agenda do governo é o intuito do evento que o Fórum de Desenvolvimento do Rio organizará no dia 7 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O seminário “Papel do poder público no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” será realizado de 9h30 às 13h, no Plenário da Casa, e reunirá representantes dos governos federal e estadual, da iniciativa privada, da sociedade civil e do PNUD.

O evento englobará quatro frentes com um bloco governamental, com as políticas públicas já em curso e as que estão sendo desenhadas na implementação dos ODS nas esferas federal, estadual e municipais; um segundo bloco com as ações do empresariado; e mais duas frentes com o papel da sociedade civil organizada na sensibilização e mobilização da população; e a atuação dos organismos internacionais presentes no país que ajudam a monitorar e avaliar as 169 metas do documento.

"Estamos na semana mundial do Meio Ambiente e a Agenda 2030 é o desafio presente que temos que enfrentar e buscar meios de cumprir, alinhando a nossa legislação aos compromissos assumidos pelo País. Por isso a importância de reunir quem cuida dessa agenda e de mobilizar o Parlamento para esta pauta. No legislativo chegam as demandas da população e já temos contato aqui com várias consequências das mudanças climáticas. Por isso acho oportuno trocar experiências e conhecer as experiências dos responsáveis por disseminar esta agenda e monitorar os resultados no curto, médio e longo prazos", explica o presidente em exercício da Alerj, deputado Andre Ceciliano, que abrirá o seminário.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para confirmar presença basta encaminhar um e-mail contendo nome completo e cargo para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que define as prioridades globais para 2030. O documento, desmembrado em 169 metas, aborda as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e a ambiental, e inclui temas como a igualdade de gêneros, a inovação, a justiça, vida na água, saúde e bem-estar, dentro outros. A implementação dos ODS requer uma parceria entre governos, sociedade civil e setor privado.

Serviço:

“O Papel do poder público no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”

Dia: 7 de junho

Horário: 9h30 às 13h

Local: Endereço: Palácio Tiradentes – Plenário - Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro

Programação:

10h – Abertura
Presidente em exercício da Alerj, deputado André Ceciliano (PT)

10h15 – “Papel dos governos na Agenda 2030”
Lorenzo Casagrande, oficial de Engajamento do do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

10h30 – “A contribuição do Governo Federal aos ODS”
Henrique Villa, secretário Nacional de Articulação Social e secretário Executivo da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

10h45 – “O papel do IBGE na avaliação das metas”
Denise Maria Penna Kronnemberger, assessora da Presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

11h – “Iniciativas do governo estadual relacionadas as cidades nos ODS 13- Mudanças do Clima”
Olga Martins Wehb, superintendente de Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA).

11h15 – “O trabalho da sociedade civil na análise das ações dos governos estadual e municipais”
Haroldo Mattos de Lemos, presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ).

11h30 - “Agenda do setor privado para o cumprimento dos ODS”
Tatiana Araújo, assessora de Projetos Institucionais do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

11h45 – “Como mobilizar e sensibilizar a sociedade”
Cristina Pinheiro, consultora do Instituto Arcádia e coordenadora Estadual dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável - MNODS/ Pacto ONU.

12h – “Benefícios do intercâmbio entre países para a Agenda 2030”
Mauro Pereira, diretor-executivo da ONG Defensores do Planeta.