O que faz uma empresa fechar as portas em menos de cinco anos de existência? Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o tempo de duração de seis de cada dez empresas abertas no Brasil. O senso comum nos leva a acreditar que o excesso de tributos, a falta de crédito ou a crise no mercado são os únicos fatores responsáveis pelo fim de tantos negócios. Mas, no Rio em Foco desta semana (28/05), que vai ao ar na TV Alerj (canal 12 da NET) a partir das 22h, o debate mostra que existe outro fator que contribui para essa descontinuidade: o próprio empreendedor. Para falar sobre isso e muito mais, Fabio Henrique Nery, autor do livro “Matriz Self”, apresenta as descobertas feitas a partir do estudo sobre o perfil do empreendedor brasileiro.
“Sempre tive uma grande curiosidade em entender um pouco mais sobre o processo de mortalidade das empresas. Quando os especialistas vão estudar a verdadeira causa desse fenômeno eles olham para o empreendedor. Esse geralmente não está preparado para assumir a responsabilidade que é empreender. Então, quando ocorrem os problemas, ele começa a culpar fatores externos e não percebe que quem precisa mudar e se aperfeiçoar é ele mesmo”, explica o pesquisador.
Perguntas simples como: eu conheço? Eu posso? Eu faço? Eu quero? São a base que compõem o conceito Matriz Self apresentado no livro. Esses questionamentos devem ser respondidos por quem pretende começar um novo negócio ou também para aqueles que estão em dúvida se devem continuar ou não com seu empreendimento.
O Rio em Foco tem reprises no sábado (2/06), às 17h, e no domingo (3/06), às 20h. Você também pode rever esse e outros programas no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.