A logística reversa é um dos instrumentos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a sustentabilidade. Atenta a isso, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro acaba de se cadastrar no programa de logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes. O “Jogue Limpo” é uma iniciativa criada com base no acordo setorial, coordenada pelos governos federal, estaduais e fabricantes com o intuito de dar um destino ambientalmente correto ao produto. A primeira leva já foi recolhida totalizando 136 quilos.
“O descarte das embalagens de lubrificantes era a nossa maior dificuldade até encontrarmos esse parceiro. As pessoas não acreditavam que esse produto era altamente contaminante, classificado como resíduo perigoso e necessitando de gerenciamento adequado como já fazemos com os óleos usados há mais de 20 anos”, afirmou Paulo Roberto Poydo, diretor do Departamento de Transportes da Alerj.
A coleta é realizada sem custos, diretamente no Departamento de Transportes, onde as embalagens são pesadas e encaminhadas. O processo é certificado conforme as exigências do órgão ambiental. O acompanhamento do processo pode ser pelo site https://www.joguelimpo.org.br inserindo o CNPJ da Alerj.