Rio pode integrar rede de formação de professores da educação financeira

A inclusão da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está ajudando a ampliar e alimentar uma rede de formação de professores em todo país. Mas para integrá-la, o estado do Rio precisa fazer a sua parte. “O movimento das próprias prefeituras pode abrir espaço no meio ou no final do ano para o treinamento dos professores. Não adianta ter apenas o livro se os professores não tiverem a formação adequada para que possam entrar em sala de aula e falar sobre a educação financeira”, explica a planejadora financeira, professora e coordenadora de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Myriam Lund, uma das entrevistadas do Rio em Foco desta segunda-feira (21/05), que vai ao ar às 22h na TV Alerj (canal 12 da NET).

O Rio apresenta vantagens competitivas e algumas instituições de ensino da rede pública do estado já vêm trabalhando a Educação Financeira com os alunos. “Já houve aproximações com o estado para fazer um polo de formação de professores. O que ajudaria também no intercâmbio de informações. À medida em que os professores começarem a desenvolver e compartilharem suas iniciativas, passa-se a existir uma rede de conhecimento. Temos esperança de que esse direcionamento possa ser implementado”, ressaltou o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Vasco.

“A educação financeira na BNCC foi resultado do esforço de um grupo dentro da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), que é o grupo de apoio pedagógico responsável por elaborar justificativas e propostas que foram bem acolhidas pelo MEC. Estamos satisfeitos com essa rede que forma o Comitê Nacional de Educação Financeira”, comemorou Vasco.

Existem muitas iniciativas pelo Brasil que trabalham a inclusão do tema nos currículos e em um plano de ensino. Para Myriam Lund, o crescimento de ações espontâneas nas escolas, a partir do cooperativismo, ajudam a consolidar a educação financeira, mas precisa de incentivo das prefeituras e dos estados.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (26/05), às 17h, e no domingo (27/05), às 20h. Você também pode rever esse e outros programas no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.