IBGE lança segunda edição do “Panorama Nacional e Internacional da Produção de Indicadores Sociais”

A desigualdade social é amplamente discutida no Brasil e requer o atendimento de demandas para garantir direitos a grupos populacionais. Com base nisso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a segunda edição da publicação “Panorama Nacional e Internacional da Produção de Indicadores Sociais: Grupos populacionais específicos e uso do tempo”.

O livro tem como objetivo colaborar para a produção de indicadores sociais sobre grupos populacionais e com o uso do tempo, analisar as desigualdades sociais. Traçar os possíveis próximos passos para o trabalho de retratar o Brasil em compasso com as agendas internacionais também é umas das temáticas do estudo.

Elaborado pelo gerente de indicadores sociais, André Simões e pelos pesquisadores Leonardo Athias e Luanda Botelho, o livro é dividido em oito capítulos, abordando estatísticas sobre crianças e adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiências, cor ou raça, povos indígenas, gênero e o uso do tempo. E, assim como na primeira edição, a publicação é de natureza metodológica, tratando de questões conceituais relativas à construção de indicadores, recomendações internacionais, experiências dos institutos nacionais de estatística de outros países e organismos internacionais, além da própria experiência do IBGE.

Consulte a publicação aqui