O desenvolvimento sustentável trabalha para que o mercado e as políticas sustentáveis se tornem parceiros em busca de um mundo mais consciente. Para isso, medidas e projetos estão sendo criados por todo o planeta. No Brasil, uma dessas iniciativas é o Green Rio, uma plataforma que reúne em um só evento expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde. A 7ª edição da iniciativa acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Marina da Glória.
O tema transversal escolhido para este ano foi a Bioeconomia, considerada a economia do século XXI. O Green Rio foi o primeiro evento a promover esse tema dentro de uma plataforma de negócios. A organização adiantou que um dos debates será sobre como Bioeconomia está sendo inserida nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Outros temas também serão abordados como desenvolvimento sustentável, biotecnologia, Amazônia, agricultura sustentável, cooperativas, alimentação saudável e bioinsumos.
Uma das novidades desta edição será a parceira com a Agência de Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Sebrae-RJ. Foi criado um estande destinado a dar visibilidade às ações criadas pelos alunos da universidade. Nele, serão apresentados biostartups e projetos com soluções sustentáveis para diversos setores.
Outro destaque importante da programação vai ser a segunda edição do German-Brazilian Bioeconomy Workshop, com a presença de uma delegação alemã. Ano passado, passaram pelo evento um total de 2.873 visitantes e 74 expositores. Para este ano, o público estimado é de 3 mil pessoas e terão entre 80 e 90 expositores.
O evento proporciona ao público a oportunidade de conhecer produtores que estão comprometidos com os produtos orgânicos, desenvolvimento sustentável e com a alimentação saudável. É possível também ter acesso à Conferência Green Rio, que reúne uma série de palestras e debates com pesquisadores do Brasil e de outros países.
Participam do evento desde pequenos agricultores dos setores orgânicos até investidores financeiros. Para a diretora do Planeta Orgânico e coordenadora do Green Rio, Maria Beatriz Martins Costa, o foco do evento é criar um espaço de discussão e de relacionamento entre pessoas que estão buscando a mesma coisa só que de formas distintas. “Nosso objetivo é ser uma plataforma de negócios e iniciativas sustentáveis. O Green Rio é um ponto de encontro de quem produz, quem vende, quem promove e de quem acredita em sustentabilidade como geração de renda e inserção social”, explica.
A primeira edição do Green Rio foi realizada em 2012, mesmo ano em que ocorreu a Rio+20. Segundo a coordenadora do evento, isso foi proposital. A ideia era que o Green Rio nascesse em meio a discussão sobre a importância da sustentabilidade, o que contribuiu para a internacionalização do evento, facilitando a participação de palestrantes de outros países.
Mais detalhes sobre o evento em www.greenrio.com.br.