Alerj recebe evento sobre os ODS no poder público em junho

Debater como incorporar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável à agenda do poder público é o intuito do evento que o Fórum de Desenvolvimento do Rio realizará no dia 7 de junho, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A definição da data, assim como a programação do evento e convidados foram fechados nesta sexta (04/05), durante o encontro que aconteceu no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ). O seminário reunirá representantes das três esferas de governo, do empresariado e da sociedade civil organizada, além de organismos internacionais para debater o papel de cada ator no cumprimento dos ODS.

Estão sendo convidados para compor a mesa representantes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ); Comissão Nacional do ODS; Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado do Ambiente (SEA); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Movimento Nacional do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável; ONG Defensores do Planeta e Rede Brasil do Pacto Global.

O evento “O papel do poder público nos desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” englobará quatro frentes: um bloco governamental, com as políticas públicas já em curso e as que estão sendo desenhadas na implementação dos ODS nas esferas federal, estadual e municipais; um segundo bloco com as ações do empresariado nessa agenda; e mais duas frentes com o papel da sociedade civil organizada na sensibilização e mobilização da população; e a atuação dos organismos internacionais presentes no país que ajudam a monitorar e avaliar essas metas.

“Este é um evento que está sendo construído a muitas mãos e é importante alinhar expectativas e conhecimento”, afirmou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Para ela, a reunião desta sexta serviu para direcionar melhor as expectativas e definir o que precisa estar presente no seminário. “Vamos contar com a ajuda dessas instituições para que elas possam convocar seus membros e parceiros para estarem conosco no Plenário no dia 7 de junho”, concluiu.

O encontro de hoje também contou com a participação de 27 estudantes da graduação de turismo, na disciplina de políticas públicas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), que foram conhecer o trabalho do Fórum.

“Eles vieram aqui para aprender como funciona na prática o debate entre entes que fazem políticas públicas. A presença de hoje foi oportuna porque pegamos o encaminhamento de um evento de extremo valor e que pretendemos engaja-los no tema”, afirmou a professora Tânia Omena, da UniRio.

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que definem as prioridades globais para 2030 como a erradicação da pobreza, a promoção da prosperidade, o bem-estar para todos, a preservação do meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas. O documento, desmembrado em 169 metas, engloba as três dimensões: econômica, social e ambiental, e aborda temas como a igualdade de gêneros, a inovação, a justiça, vida na água, saúde e bem-estar, dentre outros. A implementação das ODS requer uma parceria entre governos, sociedade civil e setor privado. Para conhecer mais sobre o tema acesse o site www.agenda2030.com.br.