Potenciais econômicos de Nova Friburgo serão debatidos na comemoração de seu bicentenário

Com 182 mil habitantes, Nova Friburgo, cidade da Região Serrana Fluminense, conta com forte presença da indústria, responsável por 40% do PIB do município. Os setores de maior destaque são os metalmecânico e têxtil. Porém, a economia friburguense não resume a isso. Com a criação de polos em segmentos como o da cervejaria artesanal, audiovisual e da agricultura, a cidade vem ganhando espaço com exemplos bem-sucedidos de arranjos produtos locais, beneficiando também toda a região. Para celebrar o bicentenário de Nova Friburgo, o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj, em parceria com o deputado Wanderson Nogueira (Psol), realizará um evento no dia no dia 9 de maio, às 9h30, no Plenário da Casa.

O seminário “Nova Friburgo 200 anos: potencialidades e agenda para o futuro” abordará os aspectos econômicos de cinco dos principais setores presentes na região. “Nova Friburgo é uma das cidades mais dinâmicas do Brasil, de uma beleza natural extraordinária e dona de uma história única formada por muitos povos. Esses aspectos oferecem ao Estado mais que exemplo, mas, acima de tudo, oportunidades. O legado para Nova Friburgo é fundamental e precisamos discutir acerca das problemáticas e alternativas para crescermos. O debate da agenda econômica é uma grande chance de construirmos caminhos importantes para o município junto a esses setores”, afirmou o deputado Wanderson Nogueira, idealizador do evento. Na ocasião, serão detalhados os dados e o histórico dos segmentos cervejeiro, têxtil, audiovisual, metalmecânico e agrícola, além do impacto dessas atividades no desenvolvimento local.

O debate contará com a participação do diretor executivo da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance), Sérgio Paiva; do vice-presidente de Agronegócios da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Paulo Roberto Cordeiro; da diretora presidente do SerraAção - Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região, Rosana Barroso; do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindimetal), Claudio Tangari; do presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest), Marcelo Porto; e do coordenador da Divisão de Estudos Econômicos do Rio de Janeiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), William Figueiredo. O cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss também falará sobre a relação entre o seu país e o município.

Reconhecida oficialmente como a Suíça brasileira, Nova Friburgo foi a primeira cidade do país colonizada por suíços. Em 1818, 261 famílias desembarcaram por lá após autorização dada pelo rei Dom João VI. O nome é uma homenagem à cidade de Fribourg, local de onde veio a maioria dos colonizadores. Após o seminário, haverá ainda uma programação cultural com a exibição de curtas-metragens rodados em Friburgo e degustação de produtos da região.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para confirmar presença basta encaminhar um e-mail contendo nome completo e cargo para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Programação

10h15 – Abertura
Deputado Wanderson Nogueira (Psol)

10h30 – “Cenário atual, agenda de futuro e recuperação econômica pós 2011”.
William Figueiredo, coordenador da Divisão de Estudos Econômicos do Rio de Janeiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

10h45 – “Os 200 anos da indústria metalmecânica na região, a geração de empregos e a forte contribuição para o PIB do município”.
Claudio Tangari, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindimetal).

11h – “Ações socioambientais criam novas oportunidades de negócios para agricultores da região”.
Paulo Roberto Cordeiro, vice-presidente de Agronegócios da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).

11h15 – “Interiorização da produção audiovisual transforma a cidade em celeiro cultural e artístico do país”.
Rosana Barroso, diretora presidente do SerraAção - Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região.

11h30 – “Nova Friburgo: Capital Brasileira da Moda Íntima”.
Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest).

11h45 – “Marca coletiva de cervejas prepara Nova Friburgo para receber Indicação Geográfica (IG)”.
Sérgio Paiva, diretor executivo da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance).

12h – “Suíça Brasileira: as relações e a história da colonização”.
Rudolf Wyss, cônsul Geral da Suíça no Rio de Janeiro.

Serviço:
“Nova Friburgo 200 anos: potencialidades e agenda para o futuro”
Dia 9 de maio
Horário: 9h30 às 13h
Endereço: Alerj - Palácio Tiradentes – Plenário - Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro