Com 182 mil habitantes, Nova Friburgo, cidade da Região Serrana Fluminense, conta com forte presença da indústria, responsável por 40% do PIB do município. Os setores de maior destaque são os metalmecânico e têxtil. Porém, a economia friburguense não resume a isso. Com a criação de polos em segmentos como o da cervejaria artesanal, audiovisual e da agricultura, a cidade vem ganhando espaço com exemplos bem-sucedidos de arranjos produtos locais, beneficiando também toda a região. Para celebrar o bicentenário de Nova Friburgo, o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj, em parceria com o deputado Wanderson Nogueira (Psol), realizará um evento no dia no dia 9 de maio, às 9h30, no Plenário da Casa.
O seminário “Nova Friburgo 200 anos: potencialidades e agenda para o futuro” abordará os aspectos econômicos de cinco dos principais setores presentes na região. “Nova Friburgo é uma das cidades mais dinâmicas do Brasil, de uma beleza natural extraordinária e dona de uma história única formada por muitos povos. Esses aspectos oferecem ao Estado mais que exemplo, mas, acima de tudo, oportunidades. O legado para Nova Friburgo é fundamental e precisamos discutir acerca das problemáticas e alternativas para crescermos. O debate da agenda econômica é uma grande chance de construirmos caminhos importantes para o município junto a esses setores”, afirmou o deputado Wanderson Nogueira, idealizador do evento. Na ocasião, serão detalhados os dados e o histórico dos segmentos cervejeiro, têxtil, audiovisual, metalmecânico e agrícola, além do impacto dessas atividades no desenvolvimento local.
O debate contará com a participação do diretor executivo da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance), Sérgio Paiva; do vice-presidente de Agronegócios da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Paulo Roberto Cordeiro; da diretora presidente do SerraAção - Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região, Rosana Barroso; do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindimetal), Claudio Tangari; do presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest), Marcelo Porto; e do coordenador da Divisão de Estudos Econômicos do Rio de Janeiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), William Figueiredo. O cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss também falará sobre a relação entre o seu país e o município.
Reconhecida oficialmente como a Suíça brasileira, Nova Friburgo foi a primeira cidade do país colonizada por suíços. Em 1818, 261 famílias desembarcaram por lá após autorização dada pelo rei Dom João VI. O nome é uma homenagem à cidade de Fribourg, local de onde veio a maioria dos colonizadores. Após o seminário, haverá ainda uma programação cultural com a exibição de curtas-metragens rodados em Friburgo e degustação de produtos da região.
O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para confirmar presença basta encaminhar um e-mail contendo nome completo e cargo para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Programação
10h15 – Abertura
Deputado Wanderson Nogueira (Psol)
10h30 – “Cenário atual, agenda de futuro e recuperação econômica pós 2011”.
William Figueiredo, coordenador da Divisão de Estudos Econômicos do Rio de Janeiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
10h45 – “Os 200 anos da indústria metalmecânica na região, a geração de empregos e a forte contribuição para o PIB do município”.
Claudio Tangari, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindimetal).
11h – “Ações socioambientais criam novas oportunidades de negócios para agricultores da região”.
Paulo Roberto Cordeiro, vice-presidente de Agronegócios da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).
11h15 – “Interiorização da produção audiovisual transforma a cidade em celeiro cultural e artístico do país”.
Rosana Barroso, diretora presidente do SerraAção - Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região.
11h30 – “Nova Friburgo: Capital Brasileira da Moda Íntima”.
Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest).
11h45 – “Marca coletiva de cervejas prepara Nova Friburgo para receber Indicação Geográfica (IG)”.
Sérgio Paiva, diretor executivo da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance).
12h – “Suíça Brasileira: as relações e a história da colonização”.
Rudolf Wyss, cônsul Geral da Suíça no Rio de Janeiro.
Serviço:
“Nova Friburgo 200 anos: potencialidades e agenda para o futuro”
Dia 9 de maio
Horário: 9h30 às 13h
Endereço: Alerj - Palácio Tiradentes – Plenário - Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro