Reuniões de câmaras setoriais, eventos no plenário, canais de interlocução entre cidadão e Parlamento, projetos integrados no estado, desenvolvimento de políticas públicas e muito mais. Estes foram alguns dos assuntos abordados durante a palestra da secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, nesta sexta-feira 27 de abril, para alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O encontro aconteceu a convite das professoras da universidade, Julia Zardo e Ruth Mello, que reuniram alunos das disciplinas de Empreendedorismo e Desenvolvimento Local de diversas graduações. Ao todo, 51 estudantes participaram do bate-papo.
“É importante que os alunos conheçam um pouco mais sobre as ações do Legislativo para poder desmistificar um pouco aquele lugar de ‘governo ser contra o desenvolvimento’. Ter uma visão só de crítica é muito fácil, precisamos também defender uma agenda nossa. O que nós podemos propor?”, Julia Zardo.
Ruth Mello assina embaixo e acredita que cada vez mais os jovens devem participar da vida política, enquanto cidadãos, cobrando e ajudando a fiscalizar o que está sendo feito.
Os alunos se interessaram pelos canais digitais de comunicação criados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio com o objetivo de se aproximar da sociedade, como o Carteirada do Bem e o App Alerj.
“O poder Legislativo precisa estar em contato constante com a população. Por isso, além do acesso aos deputados, também temos outros canais que facilitam essa troca. O Fórum trabalha um direcionamento mais institucional, do que é preciso fazer para levar as agendas da sociedade para os deputados, trazendo os parlamentares ao debate sobre desenvolvimento econômico a partir das informações já estruturadas, produzidas pelo setor produtivo e pela Academia”, explicou Geiza Rocha.