Brasil é o oitavo país do mundo que mais produz energia eólica

A produção de energia eólica mundial está em crescimento. O dado foi confirmado no último ranking divulgado pela Global Wind Energy Council (Conselho Global de Energia Eólica) que avaliou a capacidade instalada de produção eólica no mundo. Nesse levantamento foi possível saber que a capacidade brasileira aumentou 50 vezes na última década e que, entre 2013 e 2017, o crescimento foi de 368%. O Brasil ultrapassou o Canadá e agora ocupa a oitava posição do ranking. A China, os Estados Unidos e a Alemanha ocupam as primeiras posições da tabela.

A energia eólica é uma das alternativas ao uso de fontes não-renováveis como os combustíveis fósseis que futuramente não mais existirão. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil tem 518 parques eólicos em funcionamento. A maioria deles está no Rio Grande do Norte, que conta com 137 parques, seguido pela Bahia (100) e Ceará (75). 

Atualmente, o Brasil tem cerca de 6.600 aerogeradores em operação com capacidade capaz de nutrir cerca de 24 milhões de residências por mês. O setor eólico corresponde por 10% do total da matriz energética brasileira e é responsável por fornecer mais de 60% da eletricidade consumida pelos nordestinos.


Para acessar o relatório completo da Global Wind Energy Council, clique aqui.