Rio em Foco: Cidades como território de inovação

O Brasil é o 15º maior produtor de artigos científicos do mundo, porém, no ranking global de inovação o país ocupa a posição de número 69°. Para avançarmos no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, é preciso estimular as conexões entre universidades e empresas, tema do Rio em Foco desta segunda-feira (16/04) que vai ao ar na TV Alerj (Canal 12 NET), às 22h.

Os convidados do programa são o fundador do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), Maurício Guedes, e a coordenadora regional Serrana Dois do Sebrae-RJ, Cláudia Pacheco, eles vão falar sobre os impactos da atualização da lei estadual de inovação e de que forma as cidades podem trabalhar os espaços urbanos na construção de ambientes inovadores e na experimentação de novas tecnologias.


“O foco da legislação tem que ser sempre em estimular as conexões entre os atores que fazem a inovação. A inovação é o que traduz o conhecimento em emprego qualificado, em renda, em melhor qualidade de vida e impostos”, afirmou Maurício Guedes.


No estado do Rio, o município de Petrópolis já vem desenvolvendo ações que estimulam o debate entre micro e pequenas empresas sobre o significado de inovação e a importância de uma legislação municipal para o desenvolvimento tecnológico.


“O principal papel do município é criar fóruns, canais de comunicação pra dialogar com a sociedade e com os parceiros. A gente tenta desmistificar essa ideia de que inovar é muito caro”, explicou Cláudia Pacheco.


O Rio em Foco tem reprises no sábado (21/04), às 17h, e no domingo (22/04), às 20h. Você também pode rever esse e outros programas no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.