Selo de Sociobiodiversidade impulsiona valorização de espécies brasileiras

Agora os produtos que tenham em sua composição espécies nativas brasileiras vão ganhar um Selo de Sociobiodiversidade, que está vinculado ao Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). O lançamento foi feito pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SAED) por meio da Portaria 129. Os maiores beneficiados serão os produtores e agricultores familiares que cultivam espécies nativas de suas regiões. Um dos benefícios para os portadores desse selo vai ser a participação em programas de incentivo dos estados que compõem o Plano Nacional de Agroecologia (ONE).

Essa nova portaria contou com a colaboração do projeto Biodiversity for Food and Nutrition. Nele foram catalogadas 70 espécies de frutas, legumes e verduras que irão ser contempladas pelo novo selo. Os critérios considerados nesse catálogo são: o nível de nutrientes saudáveis, o valor alimentício regional, o potencial econômico e também a sua importância social. Entre os produtos que fazem parte da lista estão açaí, baru, abacaxi, cupuaçu, jenipapo, jambu, mangaba, ora-pro-nóbis, major-gomes, urucum, jurubeba, pequi, entre outras espécies nativas.

Para a coordenadora do projeto Biodiversity for Food and Nutrition, Daniela Beltrani, a iniciativa vai valorizar tanto o trabalho dos produtores quanto os próprios produtos. “O Selo da Sociobiodiversidade é uma forma de agregar valor aos produtos e contribuir para que os produtores se organizem e qualifiquem sua produção”.

No Brasil, o novo selo tem apoio de órgãos e organizações nacionais e internacionais, como o Governo Federal, a ONU Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além de receber assistência de aproximadamente cem pesquisadores de universidades federais e estaduais, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e da Embrapa. O Biodiversity for Food and Nutrition também atua no Quênia, o Sri Lanka e na Turquia.

Mais informações aqui.