No Brasil, registrar uma patente pode levar 10 anos, impactando diretamente na inovação do país. No Rio em Foco, desta segunda (09/04), o coordenador geral de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) Vagner Latsch, e o diretor Jurídico, Sustentabilidade, Gente e Suprimentos da New Steel, Newton de Souza, falam sobre as medidas que já estão sendo adotadas para acelerar esse processo como, por exemplo, a criação do programa “Patentes Verdes”.
A iniciativa prioriza a análise de projetos voltados para o meio ambiente, agilizando a concessão para aproximadamente dois anos. O programa vai ao ar na TV Alerj, (Canal 12 da NET), às 22h.
De acordo com Vagner Latch, essa demora é uma consequência histórica do avanço tecnológico e do número de examinadores pouco expressivo.
“O mercado brasileiro foi aumentando e o número de patentes também. Como todos os depósitos precisam ser examinados, ao longo dos anos as patentes foram se acumulando. Esse acumulo é o que faz com que essa espera seja longa”, explicou Vagner Latsch.
“O programa Patentes Verdes foi fundamental para que nós obtivéssemos a nossa patente em menos de dois anos. Um tempo que é considerado recorde em relação aos padrões internacionais”, ressaltou o Newton.
O Rio em Foco tem reprises no sábado (14/04), às 17h, e no domingo (15/04), às 20h. Você também pode rever esse e outros programas no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.