WBCSD lança mapeamento sobre tendências globais nos relatórios de sustentabilidade

As mudanças climáticas ao redor do mundo fizeram o conceito de sustentabilidade se tornar pauta constante, sobretudo no ambiente dos negócios. Sob essa ótica, o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e o Climate Disclosure Standards Board (CDSB) desenvolveram a Insights from the Reporting Exchange: ESG reporting trends, uma pesquisa que mapeia as tendências globais e regionais de relatórios ambientais, sociais e de governança (sigla em inglês ESG).

A publicação mostra que, após a ECO 92, o número de relatórios de sustentabilidade aumentou mais de dez vezes. Nos últimos 25 anos, os temas ambientais foram os mais abordados, enquanto os temas de governança foram os que menos prevaleceram. A pesquisa também descobriu que, nos últimos 10 anos, o número de requisitos voluntários reportados em todo o mundo aumentou de menos de 10 para 182, sendo 80% emitidos por organizações não governamentais. Isso ressalta o aumento da importância das questões ambientais, sociais e de governança para a comunidade financeira e para os negócios.

O estudo foi realizado com o apoio da plataforma online Reporting Exchange, criada em 2016 pelo WBCSD, com o objetivo de ajudar as empresas a navegarem no universo dos relatórios corporativos. Por meio do Reporting Exchange, é possível ter acesso a informações confiáveis, detalhadas e comparáveis, além de saber mais sobre os requisitos e recursos dos relatórios de sustentabilidade de mais de 70 setores em 60 países.