Em um ano escasso de boas notícias, as exportações no estado do Rio em 2017 surpreenderam. E não só superaram as expectativas, como bateram o maior saldo comercial da história. O Rio em Foco, desta segunda-feira (2/04), discute os fatores responsáveis pelo estado comercializar 21 bilhões de dólares em bens, alcançando 10% de todas as vendas externas do país.
No programa, que vai ao ar a partir das 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), a especialista em Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan Internacional), Claudia Teixeira dos Santos, e a presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado (Sindaerj), Célia Regina Gomes, explicam como o mercado pode ficar ainda mais fortalecido com a simplificação dos processos.
“De 2016 para 2017 o estado registrou uma recuperação importante da indústria de petróleo, tanto no preço quanto no volume, com aumento de mais de 65% nas exportações. Mas tivemos também bons resultados nos setores automotivo, metalúrgico, borracha e plástico, têxtil e bebidas. A exportação é uma saída para a crise”, ressaltou Claudia Teixeira.
Desburocratizar os processos de exportação é fator decisivo para fortalecer ainda mais esse mercado e dar início a um novo ciclo de crescimento. “O Portal Único foi lançado agora e vai reunir todos os anuentes e órgãos envolvidos no comércio exterior. Isso vai simplificar e agilizar o trâmite, mas ainda falta muito para que o sistema esteja completo. Outra questão é a estrutura portuária, que também precisa ser avaliada”, constatou Célia Regina Gomes.
O Rio em Foco tem reprises no sábado (7/04), às 17h, e no domingo (8/04), às 20h. Você também pode acessar o programa no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.
Clique aqui e confira o Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025, elaborado pelo Sistema Firjan.