Rio em Foco: Produtores de cerveja apostam em selo para alavancar produção na Região Serrana

Que a cerveja é uma paixão nacional todo brasileiro sabe, mas a bebida vem ganhado ares sofisticados e adeptos cada vez mais exigentes. Aroma, textura, sabor a até estilo estão entre os critérios de quem aprecia uma boa cerveja artesanal. No programa Rio em Foco – que vai ao ar nesta segunda-feira (26/03), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET) –, vamos conhecer como produtores da região de Nova Friburgo vêm se organizando para criar um polo com selo de origem e indicação geográfica da produção local.

“Temos uma tradição na fabricação de cerveja na região desde 1861. Hoje, são 13 associados com produção e sede local que se integraram para pleitear essa marca coletiva. Temos homogeneidade de cobertura vegetal e clima, o que impacta na qualidade da água e é um fator importante na produção da cerveja”, comemorou o diretor executivo da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance), Sérgio Paiva.

Para facilitar a fabricação e orientar os empreendedores, o Ministério da Agricultura elaborou um manual para quem deseja se inserir no mercado cervejeiro. “Fizemos uma cartilha com os cuidados na produção da cerveja, o passo a passo para registrar o produto no Ministério da Agricultura e outras orientações. Como é um processo industrial há exigências, mas são factíveis. É fundamental criar canais para facilitar esse tipo de manejo”, explicou o chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Celso Merola.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (31/03), às 17h, e no domingo (1º/04), às 20h. Você também pode acessar o programa no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.

Baixe aqui a Cartilha do Empreendedor - Legalização de Micro e Pequenas Cervejarias.