Estudo sobre os impactos dos cruzeiros na economia orienta estratégias para desenvolvimento do setor

Com a finalidade de ser fonte de informação para o setor de cruzeiros, a Cruise Lines International Association (CLIA Brasil), junto da Fundação Getúlio Vargas (FGV), elaborou o “Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil”. O principal propósito do documento é orientar políticas públicas, a formulação de estratégias, cenários e indicadores para o desenvolvimento desse setor, otimizando os benefícios dessa importante atividade no país.

A publicação, dividida em seis capítulos (Introdução; Ambiente Macroeconômico; Setor de Cruzeiros; Impactos Econômicos; Perfil e Hábitos de Viagem dos Cruzeiristas; e Oportunidades e Fatores limitadores), apresenta os impactos do segmento de cruzeiros marítimos para a economia brasileira durante a temporada entre novembro de 2016 e abril de 2017.

Os principais objetivos do estudo são analisar o ambiente econômico e o setor dos cruzeiros; o impacto das viagens, sobretudo nos destinos oferecidos; a evolução dos números em comparação com o período entre 2015 e 2016; e identificar o perfil e os hábitos de viagem nas cidades portuárias (Santos e Rio de Janeiro).

Para ler o documento completo, clique aqui.