Casa Fluminense lança caderno de propostas para cumprimento dos ODS até 2030

Difundir e aprofundar as discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil e no Rio de Janeiro. Esse é o propósito do “Caderno de Experiências de Territorialização, Monitoramento e Incidência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS”, lançado pela Casa Fluminense em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN-Brasil) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

A publicação é dividida em três capítulos: Territorialização - Implementação dos ODS em um mundo urbanizado; Monitoramento - Um mundo que conta: metodologias de mensuração; e Incidência – Dos dados à ação: como aplicar a agenda 2030 e a escala metropolitana. O primeiro faz uma apresentação sobre o que significam os ODS e a especificidade da dimensão urbana, contextualizando o propósito de reunir as experiências das cidades com a Agenda 2030. O capítulo seguinte comenta alguns processos de monitoramento dos objetivos em nível local, por meio de metodologias de coleta e utilização de dados para o acompanhamento das metas. O terceiro capítulo aponta para a aplicação dessas metodologias de coleta e apresenta quais são as conquistas e desafios enfrentados no Brasil sobre o tema. Por fim, são trazidas algumas recomendações e a proposta de criação do Observatório Metropolitano para os ODS (MetrODS).

O documento visa ser uma referência de monitoramento para os agentes dos setores público e privado e da sociedade civil e traz um panorama de ações que vêm sendo desenvolvidas em diferentes regiões metropolitanas brasileiras, tendo como foco o 11º ODS (Cidades e Comunidades Sustentáveis). O caderno tem como ponto de partida a região metropolitana do Rio de Janeiro, buscando compreender os desafios de implementação desses objetivos nos municípios fluminenses, que reúnem características muito diferentes. A publicação traz também 30 experiências de diferentes estados brasileiros, que apontam caminhos práticos para alcançar as propostas dos ODS.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi elaborada no final de 2015 com o objetivo central de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável fazem parte da agenda e são divididos em 17 metas.

Para ler a publicação, clique aqui.