Parlamentares Juvenis participam de curso de liderança ministrado pela Secretaria-Geral do Fórum de Desenvolvimento

"Um líder aprende a ser líder. A partir das suas experiências na vida, ele vai se transformando num líder competente". A frase é de Leonardo Coelho, 17 anos, representante de Vassouras na 11ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (PJ/Alerj). Nesta quinta-feira (15/03), os parlamentares juvenis participaram de um curso de Formação e Liderança, ministrado pela subdiretora-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio, Geiza Rocha.

No curso, a palestrante apresentou diferentes tipos de liderança e técnicas para auxiliar os participantes a desenvolver a capacidade de coordenar. "É interessante que a gente consiga mapear os desafios, reconhecer os desafios ali presentes, para saber a melhor forma de lidar com as pessoas lideradas", explicou Geiza. "Para cada situação, é necessário a gente escolher a melhor forma de liderar o grupo. A nossa maneira de agir e reagir diante do mundo também define como as pessoas leem a liderança que a gente busca exercer", acrescentou.

Júlia Barbosa, 17 anos, foi eleita representante da cidade de Porto Real pela segunda vez. A adolescente destacou a importância do curso para os parlamentares juvenis: "É importante saber liderar para favorecer o bem estar maior da sociedade. Nós queremos passar esses conceitos que aprendemos aqui para os outros jovens das nossas cidades, e ampliar o espaço de atuação da juventude".

O coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (PSol), também esteve presente na palestra. "Acima de tudo, liderança é ter como mais importante não o seu próprio nome, mas os legados que as suas ações deixam. Nós queremos preparar esses jovens líderes para enfrentar as questões políticas e batalhar por suas causas", declarou.

À tarde, os parlamentares juvenis participarão de reuniões nas comissões da Assembleia Legislativa. Em seguida, visitarão o Pão de Açúcar. O encerramento do projeto acontecerá nesta sexta-feira (16/03), às 9h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, com a votação dos projetos de lei escritos pelos próprios participantes. Os três projetos mais votados serão encaminhados para apreciação do governador Luiz Fernando Pezão.Além da votação, o evento também irá premiar os campeões do Concurso da Bandeira do Parlamento Juvenil. O primeiro colocado ganhará um notebook, um smartphone e um tablet, e suas escolas receberão um laboratório de informática totalmente equipado.