Fórum vai apresentar iniciativas de sucesso em agricultura de baixo carbono

O setor de agricultura do estado do Rio de Janeiro responde por 5% das emissões de gases de efeito estufa. Pensando nisso, o governo do estado lançou junto a outras 11 entidades, o programa ABC-RJ, que tem como intuito ampliar a adoção das tecnologias de produção sustentáveis no setor agropecuário, consolidando a economia local e de pequenos produtores. Esse será o será o primeiro tema da Câmara de Agronegócios em 2018. A consolidação da agenda foi definida nesta quarta (14/03) em reunião realizada no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ).

A concessão de crédito rural no estado e as oportunidades para os micro e pequenos agricultores no mercado institucional (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE) foram outras sugestões trazidas pelos membros que serão debatidas pela Câmara de Agronegócios ao longo do ano.

“A Câmara definiu uma agenda de temas muito interessantes e que vai até o segundo semestre. No próximo encontro, vamos tratar do programa estadual de baixo carbono que prevê um crédito para os produtores que trabalham práticas sustentáveis no campo. A ideia é mostrar as oportunidades que essa agricultura traz, as boas práticas que já estão em funcionamento em nosso estado e como expandi-las. Também vamos pensar em como agregar tecnologia ao trabalho dos micro e pequenos produtores na redução da emissão do carbono e na conservação água”, explicou Geiza Rocha, subdiretora-geral

Participaram da reunião desta quarta representantes da Emater Rio, IBGE, Firjan, Uerj, Proderj, Sociedade Nacional de Agricultura e do Clube de Engenharia.

A próxima reunião da Câmara de Agronegócios será no dia 18 de abril.