“Burocracia é a arte de converter o fácil em difícil por meio do inútil”. Assim o jornalista mexicano Carlos Peraza definiu este sistema muito conhecido no Brasil, principalmente, para quem quer abrir ou fechar uma empresa. Há 10 anos, a Rede Simples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios) vem conquistando avanços importantes.
Os detalhes de como a Rede Simples desburocratizou a vida dos empresários e as novidades desse sistema estão em pauta no programa Rio em Foco desta segunda-feira (26/02), que vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 Net). Vamos entender como os 45 dias que os empreendedores levavam para concluir todos os procedimentos para conseguir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) se transformaram em 15, após a criação e implementação do sistema.
O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Luiz Paranhos Velloso, conversa com a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, sobre a iniciativa que integra entidades como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Fazenda, prefeituras e tantas outras em prol de um objetivo comum: facilitar a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas.
“Antes, eram muitos órgãos envolvidos. O empresário era obrigado a bater na porta de cada um deles e levar o mesmo papel em dez lugares diferentes. Hoje, a Junta Comercial é o integrador estadual e, por meio de um processo totalmente digital, o empresário passa pelas entidades com muito mais rapidez, tornando o processo de registros de empresas no Brasil mais atrativo. O que existe hoje era impensável há dez anos”, comemorou Velloso.
O Rio em Foco tem reprises no sábado (3/03), às 17h, e no domingo (4/03), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.