Rio em Foco: o papel das escolas da rede de ensino público na educação nutricional

Está em vigor, desde 2009, a lei que determina o percentual mínimo de 30% para a compra de produtos da agricultura familiar nas escolas municipais e estaduais (Programa Nacional de Alimentação Escolar - Pnae). Isso garante uma alimentação saudável para os alunos, além de estimular o desenvolvimento econômico no campo e a bioeconomia (alimentos sem interferência de insumos químicos). 

No programa Rio em Foco desta segunda, (29/01), que vai ao ar às 22h, no canal 12 (NET), o secretário Executivo da Rio Alimentação Sustentável, Richard Smith, e a diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Costa, falam sobre a alimentação como prioridade nas instituições de ensino e quais as melhores formas de incentivar o consumo de alimentos da agricultura familiar e orgânicos.

"Temos hoje a questão da alimentação da humanidade como tema prioritário para o meio ambiente. O grande desafio ambiental do próximo século é: como alimentar 7 bilhões de pessoas no futuro?", afirmou Richard, que é a favor da criação de hortas nas escolas para estimular os alunos. "A horta na escola é imbatível. Em pequenos espaços nós conseguimos produzir e usar como ferramenta pedagógica".

Alguns estados brasileiros estão mais avançados do que o Rio de Janeiro na aquisição desses alimentos, isso varia de acordo com o tipo de vocação agrícola. E um dos maiores entraves no estado é a falta de integração e diálogo entre os produtores e o poder público. Mas a escola pode ser um espaço importante para ajudar a cumprir a meta dos 30%, e a sociedade de exigir esse direito.

"A pressão da própria sociedade é muito importante para estimular a produção de alimentos saudáveis. Durante o Prêmio Alimentação Escolar Saudável, lançado pelo Green Rio, nós percebemos uma grande interação das famílias desses alunos e também da valorização das merendeiras", explicou Maria Beatriz.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (3/02), às 17h, e no domingo (4/02), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.