Rio em Foco: impactos do uso da bicicleta para a economia das cidades

O programa Rio em Foco, desta segunda (22/01), vai reprisar o debate sobre mobilidade e qualidade de vida com o uso das bicicletas. O estímulo a esse meio de transporte tão simples pode gerar novos negócios e dinamizar o turismo nas cidades. O poder público é parte fundamental no incentivo a adoção de bicicletas pela população.

O programa, que vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET), reuniu o assistente de Transportes Ativos do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Rafael Siqueira, e o pesquisador de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, Rene José Rodrigues Fernandes. Eles falam sobre as vantagens e percalços da utilização da bicicleta no dia a dia e como incentivar essa prática.

De acordo com dados da ONG Transporte Ativo, são realizadas 3,1 milhões de viagens de bicicleta no trajeto casa-trabalho por dia na Região Metropolitana do Rio. Sendo que dessas, 446 mil são apenas na capital. “Na medida em que conseguimos colocar a bicicleta como mobilidade ativa, diminuímos cada vez mais os engarrafamentos”, afirma Rene Fernandes.

Rafael Siqueira, no entanto, alerta para o fato de que as adaptações que precisam ser feitas nas cidades vão variar de acordo com o perfil de seus habitantes. “Não existe uma receita de bolo É preciso estudar quais são as condições sociais, de infraestrutura e culturais para que a bicicleta seja de fato uma opção e a sua circulação aumente”, finaliza.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (26/01), às 17h, e no domingo (27/01), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.