Com o objetivo de informar a população sobre a situação das águas no Brasil, a Agência Nacional de Água (ANA) lançou, em dezembro, o relatório “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017”. A publicação é referência para acompanhamento sistemático e periódico das estatísticas e indicadores relacionados a recursos hídricos no Brasil.
Totalmente reformulado, o relatório oferece informações de maneira clara e didática por meio de infográficos e é dividido em 6 capítulos, sendo eles: O Ciclo da Água e o Conjuntura, Quantidade e Qualidade da Água, Usos da Água, Gestão da Água, Crise Hídrica e Lições e Desafios.
O documento oferece dados sobre ciclo hidrológico, faz um panorama das águas superficiais e subterrâneas do Brasil, informa sobre o uso desse recurso no país e de que maneira isso retorna ao meio ambiente, aborda o sistema de gestão de recursos hídricos, discorre sobre as crises hídricas e regiões críticas em termos de quantidade e qualidade das águas e faz uma análise sobre esse setor. Esta é a terceira edição do relatório. As duas primeiras foram publicadas em 2009 e 2013.
Clique aqui e leia o relatório completo.
Saiba mais:
No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço adequado de esgoto
Programa Rio em Foco debate soluções para o saneamento no estado do Rio