Castigada nos últimos anos após ter sido considerada símbolo do crescimento do país, a indústria naval agoniza. Segundo o Sindicato da Construção Naval (Sinaval), em junho deste ano, 12 dos 40 estaleiros brasileiros já haviam fechado as portas. O resto operava muito abaixo de sua capacidade, desenvolvida para atender à demanda de um país que seguia em ritmo acelerado até ser paralisado com a demissão de mais de 50 mil trabalhadores.
Para debater os desafios desse setor e comemorar os 50 anos do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ, será realizado nesta terça-feira (7/11) o Seminário Desafios e Perspectivas da Indústria Naval, das 13h30 às 19h, no auditório da COPPE. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) e da Society for Underwater Technology.
PROGRAMAÇÃO
13h30 - 14h - Abertura
50 anos de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia Naval e Oceânica no Brasil
14h-16h Painel 1
Desafios do desenvolvimento e investimento para a indústria naval e offshore
Moderador: João Carlos Ferraz (IE/UFRJ)
Debatedores: Danilo Giroldo (Polo Naval de Rio Grande), José Guilherme de Souza (Vinci Partner), Júlio Cesar Maciel Raimundo (BNDES) e Telmo Ghiorzi (Abespetro)
16h-16h30 Intervalo
16h30-18h30 Painel 2
Perspectivas da demanda e mercados para a construção de navios no Brasil
Moderador: Floriano Pires (COPPE/UFRJ)
Debatedores: Edson Souki Sousa (CBO/Oceana) e Hermann Ponte e Silva (Estaleiro Atlântico Sul)
Conclusões e Recomendações
Segen Estefen (Coppe/UFRJ)
Serviço:
Dia 7/11, das 13h30 às 19h.
Auditório da Coppe
Rua Moniz Aragão, 360, Centro de Gestão Tecnológica, CT 2, Bloco 1, Cidade Universitária
Informações e inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (21) 3938-8724