Paraty é eleita Cidade Criativa pela Unesco

A cidade de Paraty, no Sul fluminense, tornou-se o primeiro município do estado a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O título concedido na categoria gastronomia foi anunciado nesta terça-feira (31/10).

Além de Paraty, outras duas cidades brasileiras entraram na lista esse ano: Brasília, no segmento design, e João Pessoa, nas artes e cultura.

Criada em 2004 para promover a cooperação com e entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, a rede conta com 180 cidades em 72 países diferentes.

Com mais de 200 anos de experiência e uma grande diversidade cultural na área, com destaque pata as culinárias quilombola, caiçara e indígena, Paraty é a única cidade-membro do país localizada no interior. Também fazem parte da lista Belém (gastronomia), Salvador (música), Santos (cinema), Curitiba (design) e Florianópolis (gastronomia).

Em reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada dia 29 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o então assessor especial de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Marcos André Carvalho, anunciou a inscrição de Paraty na Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Acesse aqui.