Alerj realizará seminário sobre prevenção, qualidade de vida e sustentabilidade nas políticas públicas

Disseminar a importância da prevenção e da promoção do bem-estar e da saúde como política pública é o intuito do evento que o Fórum de Desenvolvimento do Rio realiza em parceria com a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer, liderada pela deputada Ana Paula Rechuan (PMDB). O Seminário "Prevenção, Qualidade de Vida e Sustentabilidade na agenda das políticas públicas" será realizado no dia 14 de novembro, das 10h às 13h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O encontro reunirá atores que militam em áreas da prevenção e das políticas públicas para criar ações propositivas que possam impactar na mudança de cultura. Serão abordados temas como alimentação saudável e sustentável, atividade física, além de apresentar propostas bem sucedidas no combate ao tabagismo.

“Discutimos muito doença e tratamos pouco a prevenção e a promoção da saúde. Queremos criar um debate sobre como construir saúde e um ambiente saudável para enfrentar desafios como a obesidade, principalmente a infantil, e o estímulo à pratica de exercícios. Precisamos envolver mais a população nesse tema e pensar como as esferas de governo podem contribuir para esse processo. Vamos trabalhar na construção de uma agenda conjunta para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas e que nos façam avançar na promoção da saúde. Só vamos conseguir impactar a qualidade de vida da sociedade por meio de mudança de cultura”, explicou a deputada Ana Paula Rechuan.

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), aprovados na Cúpula das Nações Unidas em 2015, que definem as prioridades e aspirações globais a serem implementadas até 2030. A relação entre a prevenção e promoção da saúde com os ODS será tema da abertura do evento que será apresentado por Felix Rosenberg, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Também farão parte do Seminário os seguintes palestrantes: Paula Johns, diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT); Ricardo Brandão Oliveira, doutor em Educação Física pela Stanford University School of Medicine, professor e pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Inês Rugani, doutora em Saúde Pública e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Mónica Guerra Rocha, fundadora da iniciativa Comida do Amanhã.
O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para confirmar presença basta encaminhar um e-mail contendo nome completo e cargo para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço: Seminário “Prevenção, Qualidade de Vida e Sustentabilidade na agenda das políticas públicas"
Dia: 14 de novembro
Endereço: Palácio Tiradentes – Plenário - Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro

Programação:
9h30 – Credenciamento
Deputado estadual Jorge Picciani – Presidente da Alerj
Deputada estadual Ana Paula Rechuan – Presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer
10h30 – Prevenção e promoção da saúde relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) - Felix Rosenberg, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
10h50 - Políticas públicas para a promoção da saúde - Paula Johns, diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo
11h10- Atividade Física e a relação com o desenvolvimento sustentável e os impactos na saúde - Ricardo Brandão Oliveira, doutor em Educação Física pela Stanford University School of Medicine, professor e pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)
11h30 - Práticas alimentares na infância: cenário e desafios - Inês Rugani, doutora em Saúde Pública e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
11h50 - Sustentabilidade e qualidade de vida três vezes por dia: um direito de todos – Mónica Guerra Rocha, fundadora da iniciativa Comida do Amanhã
12h10 - Debate