Rio Rural se junta ao Fórum no desenvolvimento de plataforma de informação com dados da agricultura familiar do estado

O Rio Rural, Programa de Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, se juntou às entidades que compõem a Câmara de Agronegócios na construção de um sistema de informação que subsidie a tomada de decisão dos diretores das escolas estaduais na compra de alimentos da merenda escolar. O intuito da plataforma é contribuir para que o estado cumpra a lei federal sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de promover o desenvolvimento regional. Na reunião desta quarta (18/10), realizada no Conselho Regional de Contabilidade, o grupo sugeriu como primeiro recorte as microbacias hidrográficas do estado, consolidando as informações já disponíveis pelo Rio Rural e a Emater para compor o sistema.

“É o que de imediato a Emater pode disponibilizar para termos mais agilidade. Como passo seguinte ao nosso trabalho, nós agendamos uma reunião na próxima semana para tomar conhecimento de como esses dados estão apropriados e, no menor tempo possível, tentar construir uma visualização dessas informações, sem prejuízo de caminharmos para uma realidade de identificação dos produtores individualmente”, afirmou Rui Santos, LabGis-UERJ, responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Nelson Teixeira, secretário executivo do Rio Rural, classificou como fundamental a participação do programa no desenvolvimento da ferramenta, já que também irá beneficiar o produtor rural. “A nossa ideia é buscar esses dados o quanto antes. Vamos fazer esse dever de casa para saber se conseguimos dar início a plataforma com as informações das microbacias. É uma primeira etapa para depois conseguirmos customizar as informações por produtor rural contribuindo para o planejamento de políticas públicas no setor”, disse Teixeira.

Durante o encontro foram apresentados os avanços em decorrência do workshop realizado em julho, em que foram definidas as informações que precisam constar na plataforma para atender as demandas dos diretores como: nome do produtor/organização; endereço; geolocalização/ Latitude e Longitude; o quê, quanto e quando produzem e se tem DAP ou se é produtor familiar.

“Hoje tivemos a presença do Rio Rural justamente para avançar na consolidação das informações da Secretaria de Estado de Agricultura que vão constar neste sistema. Essas informações estão dispersas, parte na Emater, parte no Rio Rural, e o próximo passo será a reunião da Uerj com o Proderj, o Rio Rural e a Emater para obtermos os dados. Foi um avanço que a gente conseguiu aqui e no entendimento conjunto de que esse sistema pode contribuir bastante para uma visão de estado a respeito do cumprimento de uma lei importante que beneficia a tantos produtores rurais”, concluiu Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.