Alerj realizará evento sobre prevenção, qualidade de vida e sustentabilidade em novembro

Debater a importância da prevenção e da promoção do bem-estar e da saúde como política pública é o intuito do evento que o Fórum de Desenvolvimento do Rio organizará junto com a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer, liderada pela deputada Ana Paula Rechuan (PMDB). O Seminário "Prevenção, Qualidade de Vida e Sustentabilidade na agenda das políticas públicas" será realizado no dia 14 de novembro, das 10h às 13h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é reunir atores que militam em áreas de prevenção para criar ações propositivas que possam impactar na mudança de cultura. Serão abordados temas como alimentação saudável e sustentável, atividade física e tabagismo e os casos de sucesso no Brasil e no mundo.

“Discutimos muito doença e tratamos pouco da prevenção e da promoção da saúde. O que queremos é criar um debate de como construir saúde e um ambiente saudável para enfrentar grandes desafios que temos hoje no mundo como a obesidade, principalmente a infantil, e o estímulo à pratica de exercícios. Precisamos pensar em como envolver mais a população nesse tema e como os governos podem contribuir entendendo que pequenos investimentos na prevenção podem trazer grande redução no custo do tratamento de muitas doenças. Vamos trabalhar na construção de uma agenda conjunta para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas e que nos façam avançar na promoção da saúde. Só vamos conseguir impactar a qualidade de vida da sociedade envolvendo também mudança de cultura”, explicou a deputada Ana Paula Rechuan, que ressaltou as leis antitabagismo como exemplos a serem seguidos.

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis aprovados na Cúpula das Nações Unidas em 2015, que definem as prioridades e aspirações globais para 2030. “A ideia do evento é endereçar às prefeituras, secretarias municipais e aos órgãos do governo do estado e aos parlamentares a importância da prevenção e da promoção do bem-estar e da saúde como política pública. O que a gente pode fazer, quais são as ações que de fato contribuem para isso por meio de bons exemplos que podem mudar de fato os nossos hábitos e costumes. Vai ser um painel muito rico, com muitas experiências para que a gente possa, a partir desse evento, desdobrar ações em torno desses assuntos”, concluiu Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Participaram do encontro representantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da ONG Comida do Amanhã.

Assista aqui a matéria da TV Alerj sobre a reunião.