IBGE passa a integrar rol de entidades do Fórum de Desenvolvimento do Rio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou a integrar o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, em setembro. "O estado do Rio ganha muito com o ingresso do IBGE no Fórum pois passa a contar com informações e dados importantes para estruturar bons diagnósticos e desenvolver propostas de políticas públicas", comemorou o presidente da ALERJ e do Fórum, deputado Jorge Picciani (PMDB).

O ingresso oficial foi celebrado no dia 28/09, no lançamento do Censo Agro 2017, no Plenário da ALERJ. O Fórum passa a contar agora com 43 instituições parceiras que interagem e atuam no desenvolvimento de projetos que estimulam o desenvolvimento econômico do estado do Rio.

Presente em 26 capitais estaduais e no Distrito Federal, o IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O instituto é responsável por realizar censos e organizar as informações obtidas para suprir demandas dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral. No estado do Rio, o IBGE possui 25 agências de coleta de dados, onde produz e divulga informações geográficas, sociais, demográficas e econômicas que retratam os municípios fluminenses.

"Consideramos que a realização de nossa missão será potencializada com a integração da Unidade ao Fórum, que possui como foco a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado", afirmou o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio de Janeiro, Euclides Ferreira Dias Neto.