Cidades recebem projeto que torna as calçadas acessíveis

Dados divulgados pelo IBGE revelam que, no Brasil, 30% das viagens cotidianas da população são realizadas a pé. Mas se os buracos nas estradas são visíveis, o mesmo não ocorre com as calçadas. O Rio em Foco desta segunda (02/10) apresenta o projeto Calçada Acessível, que está sendo implantado em 31 municípios do estado do Rio com o objetivo de padronizar as calçadas e torná-las mais acessíveis. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET).

Criado em 2010, o projeto é uma parceria entre a Federação das Indústrias do estado do Rio (Firjan) com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e possui sete etapas. A primeira delas é a apresentação da carta de intenção levada até as prefeituras, seguido de workshops participativos, seminários, e a elaboração de um manual e folder de calçada.

“Acreditamos que a partir do manual todas as calçadas que forem ser construídas ou reformadas no município passem a ser feitas da forma correta”, explicou o arquiteto regional da Associação Brasileira de Cimento Portland do Rio, Luiz Gustavo Guimarães, convidado do programa.

De acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) 10% da população se machuca nas calçadas, o que gera um custo de aproximadamente R$2,5 mil reais para as prefeituras.

“O programa Calçada Acessível é importante porque tem custo zero para as prefeituras, além de ser muito bem absorvido. Se uma prefeitura fosse contratar uma consultoria externa para desenvolver um programa desse, o investimento seria alto”, afirmou o coordenador do projeto Calçada Acessível da Firjan, Marcelo Kaiuca.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (07/10) às 17h, e no domingo (08/10), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube e a página do Rio em Foco em nosso site.

Assista ao programa: Calçada Acessível