Governo apresenta Rede de Edifícios Públicos Sustentáveis do Estado em reunião do Fórum

A Rede Sustent, iniciativa do governo criada para a construção e implementação de medidas sustentáveis nos edifícios públicos estaduais foi apresentada nesta terça (26/09), durante a reunião das Câmaras de Energia e de Desenvolvimento Sustentável, realizada no auditório da Alerj. Lançada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento (Sefaz) no fim de junho, a Rede vem promovendo ações como o uso racional de água e energia elétrica, o intercâmbio de conhecimento e boas práticas no uso sustentável dos prédios públicos, além de oferecer capacitação e certificação aos gestores das cerca de 2.200 instalações da administração pública fluminense.

“O Poder Executivo é um grande consumidor de insumos básicos no estado e num momento de crise, como esse que estamos enfrentando, é preciso trabalhar a eficiência energética e o uso racional de água para reduzir os gastos públicos. Porém, não há como propor uma solução sem a participação dos gestores que trabalham na ponta e conhecem as particularidades e o dia a dia dos prédios”, explicou Marco Pacheco, subsecretário de Logística e Patrimônio da Sefaz, que ainda destacou que a Rede Sustent é uma iniciativa embrionária que conta com a participação de 50 gestores setoriais de órgãos e entidades e 2.200 agentes seccionais, responsáveis pela administração direta desses imóveis.

No primeiro ciclo, que se encerra em dezembro, a Rede Sustent já realizou com o apoio da Light e da Agência Alemã Para Cooperação Internacional (GIZ), a produção de conteúdo e a primeira capacitação dos servidores de diversos órgãos estaduais voltada para a análise das contas de energia elétrica dos prédios públicos. Até o fim do ano ainda estão previstas uma segunda turma desse módulo, além de uma capacitação para o uso e conservação da água, em parceria com a Prolagos S.A., e um workshop para difundir as boas práticas, junto com a Cedae e Light. Apesar das ações ainda estarem em curso, os resultados já começam a ser sentidos, como no caso da Secretaria de Estado de Educação, a maior consumidora dentre os órgãos públicos, responsável por cerca de 1.300 imóveis em todo o estado do Rio de Janeiro.

“Começamos o trabalho com medidas de custo zero e já temos algumas ações efetivas como a revisão de contratos no fornecimento de energia elétrica das escolas estaduais, que projetam uma economia de R$ 12 milhões ao ano. Queremos expandir essa ação para todos os prédios, como os do sistema prisional e de saúde, para termos um ganho consistente, impactando ainda positivamente toda a rede elétrica do estado. A parceria com as concessionárias vem dando muito certo e estamos em busca de outros parceiros para chegarmos a um nível de progresso que queremos para a Rede. O Estado não é autossuficiente, é preciso também estar alinhado com a sociedade civil organizada”, disse Pacheco, que afirmou que a Rede Sustent está aberta para estabelecer parcerias e trocas de experiência com a academia e as entidades que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

“Essa Rede já demonstra que há um esforço do governo em pensar a gestão inteligente tanto da energia quanto da água nos prédios públicos estaduais. A ideia da reunião foi fortalecer essa iniciativa, incluindo outras agendas como o projeto de lei que institui o Plano de Logística Sustentável em todos os órgãos estaduais, em tramitação na Alerj. Estamos unindo forças e o que o Fórum pode fazer de efetivo é trazer o conhecimento das instituições que o compõem para fortalecer essa ação e ela possa se sustentar através do tempo”, concluiu Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum.

Apresentação de Geiza Rocha: Eficiência Energética

Apresentação de Marco Pacheco: Rede de Edifícios Públicos Sustentáveis - Rede Sustent