Livro digital incentiva pesquisas e políticas públicas com foco no turismo, natureza e cultura

Promover um diálogo sobre a relação entre turismo, natureza e cultura em suas interfaces com políticas públicas foi a premissa do livro digital lançado pela Fundação Casa de Rui Barbosa e disponível para ser acessado gratuitamente neste link. A obra é resultado dos debates promovidos durante o "Seminário Internacional Turismo, Natureza e Cultura: Diálogos Interdisciplinares e Políticas Públicas", realizado entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2016. Organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa/Ministério da Cultura, a Universidade de Paris 1/Sorbonne Pantheon e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento buscou também estimular um processo de construção compartilhada de conhecimento sobre o tema entre a academia e a gestão pública.

O livro “Turismo, Natureza, Cultura: Interdisciplinaridade e Políticas Públicas” foi organizado por seis pesquisadores e buscou pensar o desenvolvimento turístico para além da perspectiva do mercado, como vetor de transformação social e valorização de patrimônio natural e cultural, no plano global. Foram levantadas questões e reflexões como: a ressignificação do turismo diante da crise contemporânea; a reinterpretação da noção de cultura nesse novo cenário; como religar natureza e cultura em políticas públicas; quais as questões que emergem para o debate no caso específico do estado do Rio de Janeiro, posteriormente à realização dos megaeventos Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016.

A publicação está dividida em duas partes. Na primeira parte, estão os artigos acadêmicos com as questões conceituais e o debate no plano internacional, com a discussão do contexto brasileiro e do Rio de Janeiro na sequência. Já a segunda parte traz reflexões complementares, a partir da vivência na pesquisa e na gestão pública, em interface com os demais segmentos da sociedade.