O novo código de Ciência Tecnologia e Inovação, sancionado pelo governo federal em janeiro de 2016, mas ainda não regulamentado, impactará diretamente as legislações estaduais sobre o tema. Esse é o caso do Rio de Janeiro que desde 2008 tem a sua própria lei de Inovação. Com o objetivo de reunir os atores desse ecossistema para debater a compatibilização do Marco Legal Federal ao Estadual, o Parque Tecnológico da UFRJ organiza, em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, órgão da Alerj, e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) o seminário “O Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Limites e possibilidades para o Rio de Janeiro”. O evento será realizado no dia 4 de outubro, às 9h, no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ.
A programação inclui uma exposição geral sobre o novo código, que ficará a cargo do diretor da Anpei, Raimar van den Bylaardt, além de uma mesa redonda que debaterá as especificidades do Rio de Janeiro e as oportunidades para o estado na adequação do texto e alinhamento do marco legal estadual ao federal.
"Importante é que consigamos reunir os atores do ecossistema estadual para que com a experiência que possuem na ponta possam ajudar a construir uma legislação que de fato impulsione e aprofunde a relação entre as empresas e as universidades no estado", explica a subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, e uma das participantes da mesa.
Em 2008, a Câmara de Tecnologia do Fórum participou ativamente do aperfeiçoamento do projeto que deu origem à Lei nº 5.361, de 29 de dezembro de 2008, a primeira sobre inovação tecnológica do estado.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Para participar, enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serviço:
“O Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Limites e possibilidade para o Rio de Janeiro”
Dia: 04/10
Horário: 9h às 13h
Local: Parque Tecnológico da UFRJ - R. Paulo Emídio Barbosa, 485 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro
Confira a programação completa:
9h Recepção
9h15 Abertura
José Carlos Pinto - Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ
9h30 - Exposição sobre o Novo Código
Raimar van den Bylaardt (ANPEI)
10h – Mesa redonda: Limites e possibilidades para o Rio de Janeiro
· José Carlos Pinto, Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ
· Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro
· Geiza Rocha, Secretária geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ)
· Otavio Leite, Deputado Federal
· Gabriela Padilha, Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN)
· Shirley Coutinho, Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC)
12h às 13h- Debate e encaminhamentos