Das 25 regiões metropolitanas que sofrem com o estresse hídrico na América Latina, 12 estão localizadas no Brasil, entre elas o Rio de Janeiro. No Rio em Foco desta segunda (18/09) o Deputado Estadual, Luiz Paulo, e o Especialista em Conservação da TNC (The Nature Conservancy), Hendrik Lucchesi Mansur, falam sobre as medidas para melhorar a segurança hídrica no estado. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET).
O programa Coalizão Cidades pela Água oferece a revitalização das regiões em estresse hídrico criando uma “infraestrutura verde” nessas áreas. Na bacia do Guandu, já foram mapeados mais de 18 mil hectares, dos quais 5 mil pertencem ao município de Rio Claro, que desde 2009 sofre intervenções do projeto obtendo resultados positivos. Atualmente, a inciativa trabalha em 6 das 12 metrópoles brasileiras que enfrentam o problema, visando aumentar a segurança hídrica, garantir o acesso à água potável e o baixo custo do serviço. No projeto de pagamento por serviço ambiental, o produtor destina, voluntariamente, a área para restauração e conservação florestal.
“Quando você tem floresta, ela permite a infiltração de água no solo e essa água fica disponível por mais tempo, abastecendo os rios e as nascentes. Quando você tira essa floresta e se tem chuva, essa água rapidamente vai para o rio e é escoada”, explicou o Especialista em Conservação da TNC, Hendrik Lucchesi Mansur.
Depois da crise de abastecimento hídrico enfrentada pela região sudeste do país em 2013, foi cogitada a transposição do Rio Paraíba do Sul, que atravessa os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A finalidade era evitar o desabastecimento de água nas cidades de São Paulo e do Rio. O crescimento da população que vive às margens do Paraiba do Sul é apontado com principal fator do desmatamento e do lançamento de resíduos e esgoto na região, ações que prejudicam a qualidade da água.
“Uma das soluções evidentes para frear o problema é que população rural possa ter algum incentivo para fazer esse reflorestamento. À medida que a política de reflorestamento não vem acontecendo, a água fica mais escassa e mais cara”, afirmou o Deputado Estadual, Luiz Paulo.
O Rio em Foco tem reprises no sábado (23/09) às 17h, e no domingo (24/09), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.
Assista ao programa: Coalizão Cidades pela Água revitaliza regiões que sofrem com estresse hídrico