A criação de políticas públicas que fomentem a utilização das bicicletas como meio de transporte e as diretrizes para projetos de infraestrutura e ações complementares são o foco da publicação que o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) acaba de lançar. O Guia de Planejamento Cicloinclusivo é destinado aos técnicos, gestores, planejadores urbanos e cidadãos interessados em construir cidades mais sustentáveis, com foco na bicicleta, e propõe novas abordagens de integração ao sistema de mobilidade urbana dos municípios brasileiros.
Segundo o estudo, estima-se que mais de 50% dos destinos estão a menos de 10 quilômetros da sua origem. Uma parte desses deslocamentos poderiam ser feitos de bicicleta e no caso de longas distâncias, complementar o transporte público, principalmente em trechos de até 3 quilômetros. O Guia também aborda questões como desenho viário, legislação, rede e indicadores, com o objetivo de apresentar elementos fundamentais para o planejamento cicloviário, que propõe transformar o ambiente urbano em um lugar seguro e confortável para pedalar.
O termo cicloinclusivo é uma adaptação para o português do termo original em inglês “bike friendly”, que indicam locais preparados e amigáveis para ciclistas e bicicletas.
Veja o Guia de Planejamento Cicloinclusivo no link: itdpbrasil.org.br/guia-cicloinclusivo/