Passado um ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, livro sobre os efeitos desses megaeventos esportivos será lançado no Rio, reunindo textos de mais de 100 especialistas. "As Pegadas dos Megaeventos - Mega events Footprints: Past, Present and Future" é uma obra bilíngue, em português e inglês, em formato digital e será oferecida gratuitamente. O evento de lançamento do livro acontece no dia primeiro de setembro , às 10h, no Parque Olímpico da Barra. Com curadoria dos pesquisadores Leonardo Mataruna e Bianca Pena, o projeto foi patrocinado pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, e pelo Conselho Federal de Educação Física.
O livro tem o intuito de fazer com que acadêmicos, gestores e o público em geral possam refletir sobre a importância dos megaeventos, além de relatar as experiências dos autores em diversas áreas do conhecimento que abrangem desde a gestão de legado a um esclarecimento dos impactos dos megaeventos no Brasil e no mundo.
“Esta obra permite a reflexão sobre onde estamos e para onde devemos caminhar no que tange à gestão e às expectativas a respeito do legado dos megaeventos. A crítica apresentada pelos autores mostra que o Brasil ainda pode explorar o legado dos Jogos Rio 2016 e permitir que a população continue usufruindo do sucesso das Olimpíadas e Paralimpíadas no Rio. As mudanças nas rotas de mobilidade urbana, por exemplo, nunca foram vistas em uma edição anterior dos Jogos nas proporções que tivemos no Brasil, mas requerem muita atenção por parte dos governos e da própria população para a conservação e bom uso”, afirma Mataruna.
Para o autor, a utilização das Universidades para a continuidade da manutenção do legado, juntamente com iniciativas público-privadas, pode ser uma solução a longo prazo para manter a estrutura dos Jogos viva, tanto fisicamente como no imaginário coletivo, como foi no caso dos Jogos de Munique 1972. "O lançamento dessas publicações consolida o legado de conhecimento das Olimpíadas Rio 2016", aponta Lamartine da Costa professor da UERJ e também pesquisador do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Dividido em 82 capítulos, o livro traz nomes como o do ministro do Esporte, Leonardo Picciani; do secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Rogério Sampaio, medalha de ouro no judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992; do Jornalista do Sportv Marcelo Barreto; do pesquisador Fumihiro Kaneco, da Universidade de Tsukuba, no Japão; e de críticos renomados, como os professores John Horne (Reino Unido), Simon Chadwick (Qatar/China), Dikaya Chatziefstathiou (Grécia), Lev Belouson (Russia), Emilio Pena (Espanha), Leonardo Mataruna (Brasil/Alemanha), entre outros.
O Fórum de Desenvolvimento do Rio participa da publicação ""As Pegadas dos Megaeventos"", com o capítulo “Articulação para sustentabilidade: legado intangível em construção no Estado do Rio de Janeiro”, onde a subdiretora do Fórum, a jornalista Geiza Rocha, relata a experiência de articulação entre o Poder Legislativo estadual e as instituições do terceiro setor, governos municipais, estadual e federal e universidades para impulsionar a compra de insumos de produtores familiares, tendo como propósito o aprofundamento da experiência de abastecimento deste grande evento liderada pela Rio Alimentação Sustentável. "Nesta experiência que estamos tocando na Câmara Setorial de Agronegócios, enxergamos claramente a oportunidade de abordar a sustentabilidade e construir objetivamente um legado para o estado do Rio", afirma a jornalista.
Também participam da obra autores brasileiros, como os Professores Alberto Repold (UFRGS), Lamartine Da Costa (UERJ), Otávio Tavares (UFES), Ana Miragaya (UNESA), Bianca Pena (UERJ), Luiz Rojo (UFES), Angela Brêtas e Katya Gualter (ambas da UFRJ).
O livro pode ser acessado no link: Mega Events Footprints
Serviço:
Lançamento do livro As Pegadas dos Megaeventos - Mega events Footprints: Past, Present and Future
Data: 1º de setembro
Horário: 10h
Local: Parque Olímpico da Barra da Tijuca - Velódromo (entrada pela Av. Abelardo Bueno e Carros no Portão 7)
Entrada franca