Rio de Janeiro consolida a plataforma logística

Trabalho inédito identifica intervenções para a infraestrutura de transporte

O Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro (PELC/RJ 2045) fornecerá as diretrizes para o desenvolvimento da logística no território fluminense para os próximos 30 anos. O trabalho inédito identifica as intervenções necessárias para que a infraestrutura de transportes favoreça a fluidez, a agilidade e a segurança no transporte de cargas, resultando em benefícios para os operadores logísticos e para a população fluminense em geral.

Em entrevista ao D.O Notícias, o subsecretário de Transportes, Delmo Pinho, destacou que o principal objetivo da PELC/RJ 2045 é consolidar o Rio de Janeiro como uma plataforma logística de classe mundial.

D.O Notícias – Qual é a principal meta do PELC/RJ 2045?

Delmo Pinho – O principal objetivo do plano é consolidar o Rio de Janeiro como uma plataforma logística de classe mundial. Se todas as 12 âncoras funcionarem a contento, esse objetivo é satisfeito, reposicionando o Estado em plenas condições de competitividade no cenário nacional e internacional.

D.O Notícias – Quais os três principais desafios detectados pelo plano?

Pinho – A escassez de recursos talvez seja a principal restrição para a viabilização das intervenções propostas, notadamente em se tratando de projetos de infraestrutura viária, que são caros e não podem prescindir da participação do capital privado. A própria modelagem dessa participação já é um desafio, pois mecanismos de PPP (Parceria Público Privada), concessões e direitos de participação ainda são temas recentes e com poucas experiências no país. Outro desafio é que os projetos apresentem uma sólida articulação institucional, para que sejam encaminhados com a devida prioridade às competentes instâncias de regulação, aprovação e financiamento.

D.O Notícias – Que pontos facilitam a implantação do plano?

Pinho – A logística representa uma vocação histórica do Rio de Janeiro, a começar por sua localização integradora com todos os estados do Sudeste. O Rio possui extenso litoral, com trechos de águas profundas e abrigadas, ideais para a operação portuária e para possibilitar a importação e exportação de bens de alto valor, garantindo a inserção do Brasil no comércio global.

D.O Notícias – Como está a atual rede logística do Estado do Rio?

Pinho – A atual rede logística do estado inclui aeroportos e heliportos, malha ferroviária federal e rodovias de alta capacidade, que qualificam o Rio também como o caminho natural dos produtos oriundos de extensas regiões de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. São várias oportunidades que se apresentam para os investimentos privados em infraestrutura, especialmente nas concessões rodoviárias e ferroviárias. Além disso, é fundamental ressaltar a ampla articulação institucional, reunindo associações de classe, operadores e usuários, universidades e centros de pesquisa que participaram ativamente da elaboração do plano estratégico.

D.O Notícias – Por que investir em logística de cargas é tão importante para a economia?

Pinho – A logística do estado é um elemento alavancador da economia fluminense. Como exemplo disso, a arrecadação de ICMS na nacionalização de cargas é a segunda maior receita do tesouro do estado, perdendo apenas para os royalties do petróleo.

 

Fonte: Diário Oficial - 07/07/2017 – Julio Paluma

 

Quer saber mais sobre o PELC/RJ 2045?  Confira o Rio em Foco que debateu o plano e como implementá-lo, com o presidente da Fetranscarga, Eduardo Rebuzzi, e a engenheira de transportes Regina Amélia: Plano de Logística de Cargas propõe medidas para que Estado do Rio se torne referência mundial