Firjan apresenta propostas para melhorar a qualidade da energia elétrica no estado

Segundo especialistas, o Rio de Janeiro precisa de grandes avanços em relação à qualidade do fornecimento da energia para os consumidores, em particular os industriais. A afirmação foi feita durante a reunião da Câmara de Energia, do Fórum de Desenvolvimento do Rio, realizada nesta terça (27/06) no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi debater a prestação do serviço de fornecimento de energia no estado e seu impacto na competitividade de diversos setores da economia. 

“A qualidade da energia elétrica é tema de grande preocupação para a indústria, assim como o seu custo”, afirmou Tatiana Lauria, especialista em energia do Sistema Firjan, que apresentou as propostas da Federação para melhorar a qualidade do fornecimento.

Uma das ações sugeridas é o registro das ocorrências com menos de três minutos e com distinção por classe de consumidores. “Precisamos que paradas abaixo desse tempo também sejam avaliadas porque trazem muitos impactos e prejuízos, tornando os indicadores de qualidade mais amplos”, explicou Lauria.

Além da revisão dos indicadores, o Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, da Firjan, apresenta propostas para o aperfeiçoamento da regulação da qualidade da energia elétrica no Brasil como a ampliação do acesso aos consumidores ao mercado livre; a criação de condições para o desenvolvimento de um mercado de energia elétrica com qualidade e preço diferenciado para a indústria; o aumento das ações de combate às perdas; o estimulo à geração distribuída, a intensificação dos programas de eficiência energética voltadas para a indústria e a adoção de tecnologias que possibilitem a expansão das redes inteligentes de energia (smart grids) e maior automação das redes elétricas. A lista de demandas feitas sobre o tema do mapa pode ser acessada aqui: Mapa do Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro - Infraestrutura 

Para Ricardo Bicudo, especialista em serviços tecnológicos da Firjan, o consumidor também precisa contribuir para esse processo “O gerador tem que propiciar uma condição de qualidade para o fornecimento de energia e o consumidor precisa usar essa energia de forma mais racional, adquirindo equipamentos mais eficientes com selo PROCEL, utilizando tecnologias mais novas. A eficiência energética está diretamente ligada à qualidade da energia”, afirmou.

No ranking de desempenho por distribuidoras divulgado pela Aneel a Light ocupa 24º lugar entre as 32 empresas do país, enquanto a Enel está na penúltima colocação. “Já tivemos alguns avanços no Rio de Janeiro, mas ainda é preciso mais. A Light e a Enel assinaram termo aditivo ao contrato de concessão no qual se comprometem a alcançar o nível de qualidade exigido pela Aneel até 2018 sob risco de iniciar processo de caducidade da concessão. Isso é importante porque ainda temos regiões do estado que ficam mais de 40 horas sem energia ao ano, ficando inviável adotar uma política industrial”, disse Lauria.  

A Alerj também vem se debruçando sobre a questão da qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras que atendem ao estado. Está em tramitação na Casa o projeto de lei nº 2212/2016, que dá prazo de 12 meses para a Agenersa firmar convênio com a Aneel, descentralizando parte das atividades e possibilitando a fiscalização local por meio de cooperação técnica. Também existe um requerimento para a criação de uma Frente Parlamentar para sistematizar os debates e consolidar as ações do Poder Legislativo em face da precarização dos serviços das concessionárias de energia elétrica.

“Trouxemos para este debate o estudo da Firjan - Propostas para melhorar a qualidade da energia elétrica para a indústria no Brasil - que aponta as principais deficiências e o que precisa ser feito em nível técnico e também político, e mostramos algumas ações da própria Alerj, Estamos somando forças com outros atores e apontando quais são as ações que podem convergir no futuro para termos uma energia de melhor qualidade impactando positivamente na competitividade da indústria e na geração de empregos”, finalizou Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

 

Acesse as apresentações da reunião:

Qualidade da Energia Elétrica - Ricardo de Oliveira Bicudo

Qualidade do fornecimento de energia elétrica - Visão da indústria - Tatiana Lauria

Assista à matéria da TV Alerj: Firjan apresenta propostas para melhorar a qualidade da energia elétrica no estado