Instituições debatem desdobramentos da Reforma do Ensino Médio

Discutir a Reforma do Ensino Médio e seus impactos foi o objetivo da reunião da Câmara de realizada nesta quinta (22/06) no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ). O encontro reuniu grupos que participaram da discussão da Base Nacional Comum Curricular e outros para pensar numa reflexão conjunta em como dar conseqüência ao texto da reforma do ensino médio trazendo para a realidade do Rio de Janeiro.  Após os debates, a ideia é construir um documento com o posicionamento das instituições sobre a Reforma do Ensino Médio para ser apresentado durante o evento que vai discutir o tema, a ser realizado no segundo semestre pela Comissão de Educação em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgãos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A ideia de tratar a educação de forma integrada foi defendida pelo grupo que ainda ressaltou a necessidade de incluir no texto da carta assuntos como a formação do professor como elemento-chave e a questão da infraestrutura nas escolas.

“A valorização do curso de professores é uma questão que nos angustia e precisa ser resgatada. Precisamos estimular os alunos a serem bons professores e nos aprofundarmos na questão da formação é fundamental”, afirmou Olívia Mansur, assessora pedagógica do Sindicato das Escolas Particulares do Rio de Janeiro.

Durante a reunião, Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum, leu a "Carta Compromisso do Rio de Janeiro com uma escola sempre renovada", que foi lançada em 2012 em um fórum realizado em parceria com a Associação Brasileira de Educação (ABE) para comemorar os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Considerado o mais importante documento da história educacional brasileira, o manifesto buscava apontar um caminho de construção de uma escola que, pela Educação, revolucionasse o Brasil, atingindo todas as camadas da população e possibilitasse a distribuição igualitária de oportunidades, consolidando o País como uma sociedade democrática.

“Essa carta tem elementos muito contundentes do que precisa ser feito. Já percorremos esse caminho e agora vamos somar as visões trazidas por esses outros entes, sindicatos e grupos que estão se agregando a essa discussão”, explicou Geiza. Segundo ela, é preciso pensar a educação levando em conta o que ainda precisa ser feito por parte dos governos para que a reforma do ensino médio avance. “Hoje tivemos uma discussão bastante rica e o grupo volta a se reunir em julho para consolidar os temas que foram levantados aqui e concluir a carta”, explicou Geiza.

O próximo encontro da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica está marcado para o dia 21 de julho.

Conheça a Carta Compromisso do Rio de Janeiro com uma escola sempre renovada.

Assista à matéria da TV Alerj: Instituições debatem desdobramentos da Reforma do Ensino Médio