Foi aprovada a lei que determina a venda de, no mínimo, quatro cachaças produzidas no estado do Rio de Janeiro em todos os estabelecimentos fluminenses que oferecem carta de destilados. Essa designação visa a estimular o consumo e a valorização da cachaça produzida no estado, além de incentivar a economia interna. No programa Rio em Foco que vai ao ar na segunda-feira (12/06), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), a presidente da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (APACERJ), Kátia Espírito Santo, e a analista do SEBRAE, Lídia Espindola, falam sobre a cachaça como patrimônio cultural gastronômico do estado e qual a melhor forma de capacitar quem trabalha com o destilado.
“O que a gente espera é encontrar um caminho em que a cachaça possa ter mais oportunidades de entrar nos bares e estabelecimentos por seus méritos", afirma Kátia, que acredita na inserção das cachaças nos estabelecimentos cariocas a partir do programa "Embaixadas da Cachaça", que forma bartenders e garçons dos estabelecimentos, treinando-os para conhecer a história da bebida, seus diferenciais e as harmonizações possiveis, como uma forma de promover e incentivar o consumo da bebida.
Diversos bairros da capital já foram agraciados com oficinas de capacitação oferecidas pela Apacerj em parceria com o SEBRAE. “Esse treinamento é uma etapa fundamental para o coroamento do trabalho que vem sendo realizado pelos produtores, que investiram nos últimos dez anos no aprimoramento da produção de cachaças no estado do Rio,” explica a presidente da associação.
Para assistir o programa na íntegra, basta acessá-lo aqui: Nova lei incentiva a venda das cachaças produzidas no estado do Rio.
Também estão programadas reprises na TV Alerj no sábado (17/06) às 17h e no domingo (18/06) às 20h.