O desenvolvimento de um sistema de informação para subsidiar a tomada de decisão dos diretores das escolas estaduais na compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar continua mobilizando a Câmara Setorial de Agronegócios. Na próxima reunião, no dia 21 de junho, às 10h, no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ), José Augusto Sapienza, coordenador acadêmico do Labgis-Uerj, irá apresentar a primeira simulação do mapa de oferta e demanda do pequeno agricultor rural do estado, com base em um Sistema de Informação Geográfica (SIG).
O objetivo da plataforma é fortalecer o pequeno produtor rural, promovendo o desenvolvimento regional, e ajudar o estado a cumprir a lei federal que determina que pelo menos 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de produtos do produtor familiar rural.Hoje, esses diretores encontram dificuldades para localizar quem são esses produtores e o que eles produzem. Com base na utilização de ferramentas de tecnologia de georreferenciamento, estamos desenhando um sistema que reúne esses dados, permitindo um fácil acesso”, explicou o professor Rui Santos, do LabGis, da Uerj.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para inscrever-se basta mandar um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato pelos telefones: 21 2588-1352/ 21 2588-1145.
Serviço
Reunião da Câmara de Agronegócios
Dia: 21 de junho
Horário: 10h às 12h
Local: Rua Primeiro de Março, 33/ 18ºandar – Centro (Auditório do CRCRJ)
.