No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, será lançada a campanha de 2017 “Em conflitos e crises, proteja as crianças do Trabalho Infantil”. O evento com entrada franca trará painéis sobre a situação dos refugiados e sobre trabalho infantil apresentados por assistentes sociais e auditores fiscais e será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro, no Centro do Rio. Durante o lançamento será firmado acordo de cooperação no combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem por diversas instituições.
O evento é uma realização do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente – Fepeti/RJ, da Fundacentro/RJ, da OAB/RJ, do Acordo de Cooperação no Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no Estado do Rio de Janeiro e do Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro
A campanha mundial foi elaborada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e tem como objetivo o reforço de parcerias que atuem na luta contra o trabalho infantil e os direitos das crianças e adolescentes. O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil de 2017 debruça-se sobre o impacto de conflitos e catástrofes e, no Estado do Rio de Janeiro, também sob o impacto de crises no trabalho infantil. Os conflitos, catástrofes e crises empurram milhões de crianças para o trabalho infantil ou para as mãos de traficantes. As crianças deslocadas internamente e aquelas que se tornam refugiadas noutros países são particularmente vulneráveis.
Programação:
9h – Credenciamento
9h30 – Abertura
10h – Lançamento da Campanha de 2017
01. Panorama do trabalho infantil no Rio de Janeiro. Eugenio Santana Marques. Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho.
02. Retrospectiva das campanhas e lançamento da campanha 2017.
10h30 – Painel: “A Situação dos Refugiados no Rio de Janeiro"
Mediadora: Myrian Matsuo (Fundacentro)
01. Perspectivas sobre refugiados e migrantes no Brasil. Ugo Medrado Correa. Vice-Presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas em Atenção a Refugiados e Migrantes (CEIPARM)
02. O atendimento a crianças refugiadas no Rio de Janeiro. Débora Marques Alves. Assistente Social. Coordenadora do Setor de Integração do Programa de Atendimento a Refugiados da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro
11h30 – Painel: “Trabalho Infantil em Conflito e Crises”
Mediadora: Regina Leão (Pastoral do Menor)
01. Concentração de renda, pobreza e trabalho infantil: Temos um outro futuro possível? Dra. Elizabeth Serra Oliveira. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Integrante da Rede Rio Criança.
02. A utilização, recrutamento e oferta de adolescente para o tráfico de drogas: uma das piores formas de trabalho infantil. Eufrásia Maria Souza das Virgens. Defensora Pública.
12h30 – Encerramento
Serviços:
Lançamento da campanha 2017 “Em conflitos e crises, proteja as crianças do Trabalho Infantil”.
Dia: 12 de junho.
Horário: 9h às 12h30.
Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro, localizado na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º Andar, Centro.
Entrada: Franca