No estado do Rio de Janeiro o combate ao trabalho infantil e o estímulo à aprendizagem vem tomando força a partir da articulação. E é para mostrar o trabalho que diversas instituições públicas vem fazendo através de um acordo de cooperação que o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj, se reunirá nesta quarta-feira (07/06) às 10h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), no Centro. Na ocasião, a desembargadora Glória Regina Ferreira de Mello falará sobre o acordo de cooperação junto com Ana Claudia Figueiredo, técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SMASDH).
A reunião também contará com a participação da Deputada Tia Ju (PRB), presidente da Comissão e Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj. Segundo a Deputada, a participação da Comissão nas discussões sobre o tema é de fundamental importância para que haja uma sinergia entre as instituições que debatem questões voltadas para este assunto. “Vamos representando a Comissão e a Alerj para somar forças e ampliar as discussões na busca de soluções protetivas e diretas para que a exploração do trabalho infantil deixe de ser uma realidade na nossa sociedade”, ressaltou ela.
Estão sendo convidados para o encontro os membros das Câmaras de Desenvolvimento Sustentável e de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum de Desenvolvimento do Rio.
“O tema faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial aprovada na Cúpula das Nações Unidas, em 2015, com 193 signatários, incluindo o Brasil. O ODS número oito, que trata do trabalho decente e crescimento econômico, tem como uma das metas a tomada de medidas imediatas e eficazes na erradicação do trabalho forçado, assegurando a proibição e eliminação das formas de trabalho infantil até 2025. Quando soubemos desse trabalho de articulação resolvemos trazer o tema ao Fórum, dentro da agenda da Semana do Meio Ambiente”, explicou Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum.
São signatários do acordo de cooperação para Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no Estado do Rio: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, FUNDACENTRO, Procuradoria da República no Rio de Janeiro, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, AMATRA1, OAB/RJ, Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e SMASDH.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para inscrever-se basta mandar um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato pelos telefones: 21 2588-1352/ 21 2588-1145.
Serviço:
“Infância e Adolescência em Foco”
Data: 07 de junho de 2017
Hora: 10h
Local: Rua Primeiro de Março, 33/ 18ºandar – Centro (Auditório do CRC)