Rio em Foco debate políticas inclusivas para a bicicleta e seu impacto na economia municipal

Solucionar problemas como congestionamentos, além de impactar na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Gerar novos negócios e dinamizar o turismo. Essas são ações possíveis a partir do estímulo ao uso de bicicletas pelo poder público. O programa Rio em Foco, que vai ao ar nesta segunda (29/05), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET) reuniu o assistente de Transportes Ativos do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Rafael Siqueira, e o pesquisador de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, Rene José Rodrigues Fernandes. Eles falam sobre as vantagens e percalços da utilização da bicicleta no dia a dia e como incentivar essa prática.

De acordo com dados da ONG Transporte Ativo, são realizadas 3.1 milhões de viagens de bicicleta no trajeto casa- trabalho por dia na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Sendo que dessas, 446 mil são apenas na capital. “Na medida em que conseguimos colocar a bicicleta como mobilidade ativa, diminuimos cada vez mais os engarrafamentos” afirma Rene Fernandes. 

O investimento em eventos que estimulem o uso da bicicleta, como o Bike Rio Festival realizado no último fim de semana na cidade do Rio de Janeiro pode servir de estímulo para aqueles que ainda não adotaram a prática, além de atrair olhos para o local que o sedia.  “Pegando o exemplo de Paris, um dos eventos mais conhecidos mundialmente é o Tour de France que atrai pessoas do mundo inteiro para experimentar um hábito que se tornou marca da cidade", ressalta. Ele completa citando outras políticas que também surtem efeito, como as ciclofaixas para lazer. "O fato é que a iniciativa privada é rápida e se ajusta. O que precisamos é que o poder público seja consistente em suas políticas e siga estimulando a inserção das bicicletas como meio de transporte ativo", ressalta o pesquisador. 

Rafael Siqueira, no entanto, alerta para o fato de que as adaptações que precisam ser feitas nas cidades vão variar de acordo com o perfil de seus habitantes."Não existe uma receita de bolo É preciso estudar quais são as condições sociais, de infraestrutura e culturais para que a bicicleta seja de fato uma opção e a sua circulação aumente”.

A partir de terça-feira (30/05) o programa pode ser assistido no canal do YouTube do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Também estão programadas reprises do programa na TV Alerj no sábado (03/06), às 17h. E no domingo (04/06) às 20h. 

 

Assista ao programa: Políticas inclusivas para bicicletas e seu impacto na economia municipal