Fórum propõe debate eficiência energética em instalações do estado

Promover o uso eficiente da energia elétrica nas instalações e prédios do estado foi uma das propostas apresentadas nesta terça-feira (25/04) durante a reunião da Câmara Setorial de Energia. O encontro, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento, na Associação das Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro, reuniu seus membros para traçar uma agenda de trabalho para 2017.

“Diante da crise, a elaboração de um programa de eficiência energética para hospitais, escolas e nos prédios da administração pública estadual pode gerar uma redução significativa de custos para o estado. O Ministério de Minas e Energia tem recursos para contemplar esse tipo de projeto, por exemplo”, afirmou o engenheiro Mariano Moreira, conselheiro do Clube de Engenharia, autor da sugestão.

Também estiveram em pauta a concessão da CEG e da CEG-Rio, a obrigatoriedade de investimento da companhia na rede de gasodutos, a qualidade do fornecimento de energia no estado, a retomada de Angra 3 e o financiamento para a energia fotovoltaica.

“Definimos nessa primeira reunião os temas que vão mobilizar o grupo ao longo do ano. A questão da eficiência energética será o foco do nosso próximo encontro, já que reduzir custos está na pauta de qualquer secretaria de estado. Vamos convidar o Ibam, as concessionárias, as universidades e também representantes do governo para entender o panorama e como avançar nessa proposta”, explicou Geiza Rocha,  subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

A próxima reunião da Câmara Setorial de Energia está marcada para o dia 30 de maio.

Assista à matéria da TV Alerj: Fórum propõe debate sobre eficiência energética em instalações do estado