Para representantes de entidades do Fórum, informação e capacitação são entraves para que municípios adotem PPPs

Após apresentar um diagnóstico sobre o potencial dos municípios fluminenses para abrigar parcerias público-privadas, além das experiências de outros estados no tema, a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística debateu as perspectivas e dificuldades para implementá-las no estado. Na reunião desta terça (11/04), realizada no Conselho Regional de Contabilidade, verificou-se a necessidade de disseminar os estudos sobre as oportunidades para os municípios e também capacitar seus gestores para lidar com as questões que envolvem as PPPs, informando e desfazendo mitos.

A Firjan fará uma nova chamada aos municípios no dia 19 de abril, quando realizará o evento “PPPs e concessões - destravando investimentos no estado do Rio de Janeiro”, com foco na ampliação do mercado para empresas de pequeno e médio portes. Serão apresentados 130 projetos destacados pelo Sistema FIRJAN, com condições de serem licitados no prazo de até um ano, e que podem movimentar até R$ 45 bilhões em investimentos e gerar próximo de 120 mil empregos. Estarão presentes investidores (representantes do setor privado), demandantes (representantes do setor público), financiador de projetos (Caixa Econômica Federal) e regulador (Tribunal de Contas do estado do Rio de Janeiro).

“É muito importante disseminar a informação para os municípios sobre as oportunidades em diversos setores. São projetos que podem servir como alternativas para dar continuidade à oferta de serviços à população, com investimentos que não vir apenas do poder público. Muitas cidades têm seu plano diretor pronto e aprovado, mas o secretário ainda não está informado sobre ele por conta na nova gestão. O evento do dia 19 traz a oportunidade também de capacitá-los, mostrando quais pontos precisam ser trabalhados”, explicou Isaque Ouverney, economista e analista de Estudos de Infraestrutura do Sistema Firjan. O objetivo do evento é mostrar quais projetos têm maior potencial de execução, que medidas devem ser adotadas para reduzir os riscos do investimento, os financiamentos disponíveis, além de quais regras precisam ser seguidas na elaboração de editais de PPPs e concessões.

O próximo encontro da Câmara de Infraestrutura e Logística será no dia nove de maio. “Percebemos nessa reunião que a demanda ainda é por informação e capacitação. Vamos trabalhar para trazer modelos externos de sucesso realizados em outros estados e municípios. A ideia é apresentar casos práticos com exemplos em áreas como saúde e educação”, disse Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.