Rio em Foco aborda desafios e oportunidades da geração 50 Mais

A população brasileira está ficando mais longeva e isso traz desafios em todos os setores da sociedade. Esse é o pano de fundo do programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (10/04). A professora de graduação e pós-graduação do departamento de Design da PUC-Rio, Vera Damazio, e o diretor executivo do Instituto Longevidade Mongeral Aegon, Henrique Noya, entrevistados desta semana, contam como as pesquisas e o contato direto com essa população ajuda no desenho de políticas para lidar com essa realidade.

“Nós estamos envelhecendo, mas isso não está sendo olhado. As demandas desse grupo não estão sendo atendidas pelo mercado. Essa geração está sendo vista como problema, mas é solução. O envelhecimento da população é um desafio de todos. É preciso estimular a inserção desses idosos na sociedade e no mercado de trabalho. Eles ainda têm muita vontade de apreender e empreender, mas muitas vezes não sabem por onde começar”, afirmou Vera.

Buscando atender os anseios desse grupo a PUC lançou um programa de extensão para maiores de 50 anos, o PUC +50, com cursos de empreendedorismo e educação financeira, por exemplo.

Segundo Henrique Noya, 80% dos postos de trabalho para os cidadãos de mais de 65 anos é informal.  “Esses novos idosos são diferentes das gerações passadas. Hoje eles já representam 25% dos brasileiros e gastam cerca de R$1,5 trilhão de reais por ano. É um público com mais dinheiro, mais saúde porque praticam atividades físicas regulares e estão conectados”, explicou Noya, que destacou também a necessidade de o Legislativo estimular o convívio entre gerações.

O Rio em Foco vai ao ar às 22h, pela TV Alerj, Canal 12 NET, com reprises no sábado, (15/04), às 17h e domingo, (16/04), às 20h. Ele pode ser assistido também pelo canal da TV no endereço www.youtube.com.br/alerjTV

Assista ao programa: Longevidade